terça-feira, 12 de julho de 2016

O que são retículas?

Para se reproduzir uma imagem em artes gráficas é necessário decompor esta imagem de tom contínuo (cromo ou foto por exemplo) em pontos. Estes pontos são as retículas. As retículas são obtidas hoje em dia por softwares chamados RIP(raster image processing), onde a imagem digital é  processada e decomposta nos ponto de forma muito precisa. Este software pode dar saída destas imagens agora separadas e processadas na forma de impressoras coloridas digitais (exemplo HP Indigo, Epson, etc), na forma de filmes (fotolitos) em imagesetters ou ainda diretamente na placa ou clichê como ocorre nas platesetters.
Antigamente, quando o trabalho manual e o fotolito reinavam a formação da retícula consistia em colocar uma chapa de material difuso reticulado, uma até muito utilizada chamada de retícula magenta entre a lente (objetiva), o fotolito e o cromo original para que os meios tons fossem convertidos em pontos quando o fotolito fosse exposto a luz.
Sem as retículas seria impossível reproduzir qualquer tipo de imagem ou foto em sistemas gráficos.
Há retículas de diversos formatos, tamanhos e tipos. A mais usada é sem dúvida a retícula de ponto redondo, mas existem reticulas elípticas, de linha, pontos quadrado (usadas em rotogravura), estocástica e hibridas para citar as principais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...