Mas na flexo a presença deles é ligada diretamente ao sistema de puxada (infeed) da entrada da máquina e distribuição das tintas na forma e cilindros pescadores como chamamos e também no sistema de pressão usados no cold-stamping ou laminação.
A "olho nu" todos os rolos de borracha podem parecer todos iguais, se desconsiderarmos as suas cores. Não se iludam, não é bem assim. Cada rolo de borracha possui uma característica e uma composição única e especialmente desenvolvida para que atenda ao trabalho que deve realizar. São inúmeros compostos e durezas que tem funções específicas para que a distribuição da tinta seja uniforme por exemplo ou ainda para que o adesivo não se "pegue" a ele e tantas outras.
Vamos analisar alguns compostos usados na fabricação de rolos de borracha:
Sistema de retifica de um rolo (cilindro) emborrachada. |
Borracha natural
É o polímero insaturado, que se vulcaniza por meio e enxofre ou doadores de enxofre. Foi muito utilizado e é o mais simples dos polímeros utilizados na fabricação de rolos em geral. Suas características físicas e químicas são:
- alta tensão de ruptura;
- alto alongamento a ruptura;
- boa adesão a cru;
- alta resiliência;
- alta resistência a abrasão;
- resistência a álcoois e glicóis;
Porém a borracha natural tem baixa resistência a ácidos, solventes e óleos orgânicos assim como a solventes clorados e baixa dureza em Shore A que esta entre 25 chegando até a 45 Shore D.
Borracha Nitrílica
É composta por um copolímero butadieno/acrilonitrila. Apresenta estrutura amorfa, o que permite obter altas tensões de ruptura, bem como melhoras em sua propriedades mecânicas. É conhecida também como NBR e como nitrile rubber e sua vulcanização é similar a da borracha natural com enxofre ou ingredientes que contenham enxofre.
Suas principais características são:
- boa tensão a ruptura;
- bom alongamento a ruptura;
- excelente resistência a óleos, graxas e solventes derivados de petróleo;
- boa resistência ao rasgado e a abrasão;
- regular resistência a ácidos, álcalis e bases;
- excelente aderência a tecidos e metais.
Estas características são ideais para a fabricação de cilindros para indústria gráfica, trefilados para vedação, indústria têxtil e também para contato com alimentos.
Rolo Banana (rolo curvo) muito usado em banda largar para "abrir" o material
evitado o enrugamento. Este rolo é revestido também com borracha.
|
Silicones (borracha de silicone)
A borracha de silicone apresenta uma estrutura molecular completamente diversa dos outros polímeros, pois é formada basicamente de átomos de silício e oxigênio com cadeia saturadas.
A vulcanização não usa enxofre mas é realizado por peróxidos orgânicos. Os silicones são normalmente indicados para peças que trabalham em ambientes ou temperaturas por assim dizer de -75°C até +300°C com picos que podem ir muito além destes valores. Outra curiosidade sobre a borracha de silicone, ela é amplamente utiliza nas indústrias farmacêutica e alimentícia devido a ser atóxica, e ainda muitas peças em aeronaves e eletroeletrônicos utilizam silicone.
Na flexo, rolos de revestidos de borracha de silicone podem ser encontrados em algumas partes de máquinas como sobre calandras aquecidas ou no uso em rolos de sistema de alimentação e condução (guia) dos materiais adesivos quando não queremos que "grudem" ou se "prendam" nos rolos. A impressão de fita adesiva (Durex, como era conhecido antigamente) é facilitada com o uso de rolos guias revestidos de borracha de silicone.
Justo o que eu procurava sobre gráfica rápida em BH
ResponderExcluir