quinta-feira, 7 de julho de 2016

Evolução da qualidade

A busca pela qualidade não é um requisito ou obrigação moderna. Desde o início da era industrial a qualidade é praticada, mesmo que somente como forma de conferir os trabalhos realizados pelos artesões ou pela mão de obra da época.
Porém, nos últimos anos com o mercado cada vez mais competitivo e "carregado" de ofertas e opções além da própria globalização o enfoque de qualidade mudou um pouco. Antigamente a indústria dizia o que o mercado consumidor deveria comprar, hoje quem diz o que a indústria deve produzir é o consumidor. Esta inversão provocou mudanças no conceito da qualidade.
A qualidade é a propriedade ou atributo ou ainda a condição das coisas ou pessoas capaz de distingui-las das outras e que lhes determina uma natureza. Em outra definição podemos definir qualidade como sendo uma escala de valores que permitem aceitar, aprovar, reprovar qualquer coisa. Também podemos definir a qualidade coo sendo a disposição moral ou intelectual das pessoas como dote, dom, virtude etc.
Bem, resumindo qualidade pode ser: Boa ou Ruim.
  • Boa - quando o produto ou serviço nos atende em toda a sua plenitude;
  • Ruim - quando o produto ou serviço não nos atende em um ou mais itens.
Os produtos podem ser analisados quanto a sua qualidade de diversos modos onde os pontos a seguir são mais comuns:
  • O produto possui características e especificações;
  • o produto também possui um desempenho esperado;
  • Ele, produto, deve estar em conformidade;
  • deve possuir confiabilidade para o que foi dimensionado ou desenvolvido;
  • ele deve ter uma vida útil ou seja durabilidade;
  • todo produto possui uma imagem ou características visuais e de conceito e
  • todo produto é acompanhado de um atendimento ao cliente ou suporte.
Todos os assuntos relacionados a produção e produtos e em especial a qualidade são complexos e bastante extensos por isso vamos dar apenas algumas noções sobre o assunto. Caso queira mais informações poderá entrar em contato ou procurar alguma literatura sobre o assunto.

As Características -
As características ou especificações é o que difere um produto de outro em relação aos concorrentes. Podem ser especificações de engenharia que evolvem por exemplo o uso de tecnologia ou ainda características complementares que superam as funções básicas do produto.
Um exemplo de característica é o tipo de adesivo utilizado na confecção de um rótulo. Outro exemplo de característica agora física (estrutural) é a resistência a ruptura ou rasgado.
O Desempenho -
O desempenho é o aspecto operacional básico de qualquer produto.
No caso do autoadesivo o desempenho pode ser considerado o range de aplicação de um adesivo e a temperatura de trabalho. O tack inicial e um adesivo. A tinta pode ser considerado como desempenho a resistência a Luz que esta oferece ao longo de um período.
Mas se formos medir o desempenho em serviços podemos dizer que a velocidade no atendimento conta como medida de desempenho e refletem em menor tempo para realização da tarefa ou solução de um problema.
A Conformidade -
A conformidade e sua grande abrangência é o que mais define a qualidade, isto porque o grau em que um produto esta de acordo com as especificações ou padrões indica a conformidade do mesmo, isto também inclui as características operacionais. Indiretamente a conformidade reflete o atendimento aos requisitos do cliente. Um autor chamado Garvin (1988) diz que existem duas abordagens para a conformidade onde em uma predomina o pensamento norte-americano que associa a conformidade ao cumprimento de especificações consequentemente ao controle do processo. Na segunda abordagem, ainda segundo Garvin, a conformidade esta associada a indústria japonesa e aos trabalhos de Taguchi que objetiva medir-se as perdas provocadas por um produto a partir do momento em que ele deixa a empresa. Estão incluídas nas perdas os custos e frequência de reparos na garantia, clientes insatisfeitos entre outros problemas decorrentes das falhas de desempenho.
A Confiabilidade -
Refere-se ao grau de funcionamento do produto, ou seja, a falta de falhas. A confiabilidade é a probabilidade de que um item seja ele um componente, equipamento ou sistema, possa desempenhar sem falhas sua função requerida por um determinado intervalo de tempo (segundos, minutos, dias, meses, anos...), sob condições definidas de uso.
Durabilidade -
É em outras palavras a vida útil do produto tanto do aspecto técnico quanto econômico. É a quantidade de tempo de uso de um produto. A durabilidade tem uma forte ligação com a confiabilidade, ou seja, um produto pode ser durável mas não necessariamente confiável.
Imagem -
A imagem esta ligada a estética e a qualidade observada. É um trabalho de marketing e também conceitual para se criar a imagem de um produto e também esta ligada a confiabilidade e durabilidade que a marca ou produto passam.
Assunto empolgante não acham?
Querem saber mais sobre o assunto? Entrem em contato.






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