quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Impressão Térmica emulando Zebra

As impressoras térmicas são sem dúvida uma mão na roda quando precisamos imprimir etiquetas para despacho, logística, identificar produtos através de etiquetas e impressão de mala direta dentre tantas outras aplicações.
Desde um pequeno ingresso ou uma etiqueta de remédio manipulado, as etiquetas estão fortemente atreladas as impressoras térmicas, sejam elas diretas (usando papel térmico) ou através de ribbon (transferência térmica).
Um dos ícones entre os fabricantes de impressoras é a ZEBRA. Equipamento que tornou-se sinônimo de impressão térmica. Por este motivo muitos desenvolvedores de aplicativos utilizam a linguagem da ZEBRA ou a linguagem ZPL e mais recentemente a ZPL2. Esta linguagem que é interpretada pela impressora é muito particular da Zebra. Os comandos (tags por assim dizer) dizem para a impressora o que deve fazer e onde fazer. Não entendeu nada? Eu confesso que a alguns anos isso também seria "Klingon"1 para mim, mas vamos a um pequeno exemplo de programa escrito em ZPL:
Lado esquerdo linguagem ZPL2
lado direito resultado impressão de código barras Code 39
Resumindo a linguagem ZPL poderia hipoteticamente ser comparada como a linguagem XML onde cada tag possui uma função específica que é interpretada pelo hardware da impressora.

O legal disso tudo é que atualmente você não precisa mais decorar estas tags de marcação da linguagem ZPL. Há softwares que facilitam o trabalho como é o caso do Zebra Designer e o BarTender que através de programação visual permite configurar e escrever etiquetas facilmente sem se preocupar com uma linha de código. Fácil como editar o texto no Word, por exemplo.
A coisa começa a complicar quando temos que substituir a impressora.
Diferentemente de um arquivo TXT (texto por exemplo) ou DOC (gerado pelo MSWord) os programas escritos para Zebra são muito restritos e o arquivo gerado só imprime na impressora para que foi gerado e com a linguagem que foi desenvolvida, no caso ZEBRA com ZPL ou ZPL2. Arquivos como os citados TXT e DOC, mesmo que você troque a impressora inkjet por uma laser da marca HP por uma Epson ou Lexmark o arquivo será processado da mesma forma e impressa da mesma maneira, no mesmo formato ou ajustado a página quando assim estiver configurado no driver da impressora.
Impressora Zebra TLP2844
Arquivos ZPL não são assim. Tanto é verdade que em alguns testes que realizei até mesmo uma impressora Zebra TLP2844 para uma ZT230 apareceram alguns "errinhos" que foram fáceis de corrigir selecionando a impressora correspondente no Zebra Designer.
Então o problema começa quando trocamos a impressora. Se hoje sua empresa usa uma TL2844 e esta queimou, deixou de funcionar e por conta da oferta ou valores foi adquirida uma OS214Plus marca Argox, sinto muito amigo, suas etiquetas não vão rodar. Tudo que você tinha escrito em ZPL e ZPL2 já era.
A Argox OS214Plus não tem o driver emulador para ler, interpretar e assim imprimir os arquivos gerados ZPL ou ZPL2.
Neste momento começa a sua dor de cabeça. Ou você reescreve todas as etiquetas em um aplicativo da Argox ou pede para o seu Suporte do TI mudar a linguagem do programa de sua empresa (aquele programa desenvolvido só para você) para começar a gravar arquivos no formato PPLA ou PPLB conforme a aquisição de sua impressora.
OS-214Plus - não possui linguagem PPLZ, portando não emula códigos ZEBRA
Mas nem tudo são lágrimas. Os fabricantes de impressoras não são bobos. Eles fizeram uma linguagem que emula o ZPL e o ZPL2 para que suas impressoras sejam compatíveis e possam substituir as Zebras nos escritórios e indústrias. A Zebra também tem emulação para EPL outra linguagem muito popular da Eltron.
Então é possível substituir a minha impressora Zebra por uma outra e de outra marca sem ter que reescrever todos meus códigos?
Sim, é possível.
Mas você não pode pensar somente em preço. Lembre-se que o importante é a linguagem a emular ou permitir utilizar a linguagem de outra impressora que neste caso é a ZPL.
OS2140 possui emulador PPLZ
A Argox tem a OS2140 que tem o PPLZ a Datamax também possui emuladores para suas impressoras, mas há modelos de impressora que NÃO PERMITEM ESTA FUNÇÃO, como é o caso da OS214Plus da Argox.
Há inúmeros outros modelos, marcas, fornecedores e até aplicativos que permitem a conversão de linguagem de uma impressora para outra basta você pesquisar no mercado e optar por aquela que seja mais prática para você, tanto do ponto de vista de instalação quanto do reaproveitamento dos códigos e documentos pré-existentes.
Ainda tem dúvidas? entre em contato comigo, tenho aplicativos para impressão de etiquetas nos formatos ZPL, PPLA e B e EPL.

Impressora Zebra Industrial

Impressora Datamax, versátil e prática


1 - Os klingons são uma 'raça' alienígena fictícia criada para a série televisiva Star Trek
importante: as marcas, modelos, imagens e linguagens citadas são para efeito ilustrativo e pertencem a seus respectivos proprietários. Mudanças e alterações nas configurações e modelos, manuais, códigos e distribuição de aplicativos, firmewares, modelos e emulações são de responsabilidade dos fabricantes e seus fornecedores. As carcaças ou "cases" das impressoras podem estar desatualizados ou descontinuados e as imagens podem não representar exatamente o modelo da impressora mostrado.

Um comentário:

  1. Este artigo já é bem antigo.
    Existe alguma solução de imprimir as etiquetas do ML que saiam no formato ZPL 2 na Argox 214plus?
    Agradeço o retorno.

    ResponderExcluir

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...