sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Dolar na casa dos R$4,15..... Vale a pena importar?

Difícil responder a esta pergunta.
Meus amigos representantes de máquinas importadas possuem excelentes equipamentos, acessórios únicos e funcionais e matérias primas de primeiríssima qualidade, mas com esta cotação o preço fica realmente um pouco distante de nossa realidade.
Mas mesmo com o dólar alto assim, vale a pena importar?
Vou ser bem sincero, eu sempre fui a favor da valorização da indústria nacional. Comprar no Brasil é bom para economia, gera empregos, gera arrecadação (os ditos impostos) e tantos outros benefícios.
Mas "A César o que é de César", não temos como competir em alguns segmentos nem tão pouco com o know how e tecnologia de alguns equipamentos disponíveis para nosso segmento.
Eu usaria a fórmula simples do "Se não tem similar nacional e o custo de desenvolvimento de um produto ou equipamento brasileiro empataria com o custo de importação, IMPORTE"
Outro ponto a se levar em consideração, se você por exemplo atende uma multinacional e o produto deles possui características únicas, não arrisque com similares. Compre o correto e importado se for o caso, não se justifica comprometer uma produção (sua e do cliente) por conta de um planejamento falho na sua projeção de custos de importação.
Claro que vivemos em momentos conturbados e não esperávamos que o dólar chegasse a tanto, e nem que a economia fosse ficar assim, mas agora é rever os custos e apertar os cintos para atender bem a quem já estamos comprometidos.
Mais uma dica, caso tenha um produto nacional que se equipare em partes ou no todo com o importado faça uma tabela de comparação, onde de um lado você coloca todas as características do produto nacional e do outro o do importado e pontue cada uma dela. O produto, empresa ou equipamento que somar mais pontos no total geral deverá ser o eleito por você para aquisição.
Lembro que em tempos de juros altos, alta de dólar, baixa contratação e até demissões em grande escala, repassar preços ou aumentá-los é uma prática impossível e só piora as coisas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...