quarta-feira, 16 de maio de 2018

Qual Linux você usa?

Após comentar sobre o uso de softwares não legalizados em algumas matérias no blog, leitores me perguntaram sobre qual a versão do Linux que eu uso.
Antes de mais nada vamos esclarecer uma coisa, Linux é o Kernel, o núcleo, o motor onde o "OS" por assim dizer, a distribuição vai rodar.
Eu optei por usar já a alguns anos o Ubuntu.
No momento que eu escrevo esta matéria a versão que estou usando é a 17.10, apesar da 18 já estar disponível para atualizar.
Além do Ubuntu para servir de base para meus pacotes (aplicativos ou softwares são chamados de pacote pelos usuários Linux), eu uso outros que são destinados a programação, desenho vetorial, tratamento de imagens, desenho mecânico e arquitetônico (para meus projetos de máquinas e automação) e desenhos 3D e criação de games.
Dentre os mais importantes que uso para o setor e indústria gráfica optei pelos seguintes aplicativos:
  • desenho vetorial:
    • Inkscape e Gravit Designer;
  • tratamento de imagens:
    • Gimp e Krita;
  • desenho 3D e criação de mockups:
    • Blender, Fusion
  • CAD e Desenho mecânico e eletrônico:
    • Qcad e KiCad
  • Pacote de escritório:
    • LibreOffice;
Os demais aplicativos são muito próximos ao Windows como navegador Web Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera e para ler e-mail Mozilla Thunderbird. A navegação web não há diferença alguma do Windows que precise ser comentada e é possível abrir aplicativos de bancos e cursos on-line do tipo estudo a distância EAD com a mesma facilidade que se faz com navegadores instalados em outros OS.

Há sim que se acostumar com algumas diferenças sutis no funcionamento de alguns aplicativos quando comparado com versões comerciais como é o caso do Corel X InkScape. Algumas facilidades nas ferramentas e nos nomes e alguns filtros padrão podem não estar presentes, mas isso não é um fator que impede seu uso. Basta se adequar e pesquisar um pouco. Com alguns dias ou até mesmo horas você já é capaz de realizar trabalhos tão bons ou até melhores dos que realizava com versões comerciais em aplicativos proprietários.
Não precisa ir para o Linux para testar ou usar estes aplicativos, muitos dele possuem versões para instalar no Windows e no Mac também.
Para saber mais dê uma olhada no vídeo que preparei e não se esqueça de inscrever-se no canal e dar o seu “joinha” se gostou.

IMPORTANTE: O áudio neste vídeo ficou um pouco baixo (narração) pois meu microfone estava desconfigurado, por isso o uso de fones pode melhorar a experiência em assistir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...