segunda-feira, 28 de maio de 2018

Impressos de segurança - 1 parte

Muito tenho ouvido falar de impressos de segurança e se são possíveis fazer em impressora flexo. São vários clientes e empresas a que dou consultoria que me pedem dicas e orientações sobre este processo pois sabem de minha atuação forte nesta área que gosto tanto.
Vamos lá, antes de falar se é possível ou não fazer impressos de segurança em impressoras flexo é necessário dividir os impressos em dois grupos principais:
  • etiquetas de violabilidade e
  • etiquetas de autenticidade.
Talvez a mais comum e pouco comentada é a etiqueta de violabilidade que nada mais é que um tipo de etiqueta de segurança.
Esta etiqueta é normalmente feita de um material adesivado com cola “agressiva” e com características que possam identificar ou “mostrar” que uma determinada parte, peça ou objeto foi violado.
Complicado? Vou explicar:
Estas etiquetas são do tipo de proteção para evitar ou verificar se uma parte ou peça, por exemplo, sofreu abertura ou foi indevidamente violada. São aquelas etiquetas que normalmente estão nas tampas traseiras de um computador ou modem ou mesmo sobre parafusos que dão acesso aos componentes de seu celular ou televisão. Ao tentar remover ela rompe ou mostra frases do tipo VOID (vazio) que indicam que foram forçadas e que se destroem (rompem ou danificam-se permanentemente)não permitindo mais seu reposicionamento e uso sem que seja visível a tentativa de violar esta área onde ela esta colada.
Lacres de vinho (que são chamadas de capsulas aquele plástico de PVC que cobre a rola e a ponta da garrafa), lacres de garrafões de água e até o envólucro do maço de cigarros (carteira em alguns estados) são exemplos de lacres de violabilidade.
Já as etiquetas de autenticidade tem um sentido mais amplo e de maior valor agregado. São etiquetas que dizem que aquele produto, documento ou peça é original e válido e que não sofreu alterações. As etiquetas de autenticidade ou etiquetas de segurança como muitos chamam pode ser um simples selo de cartório que é utilizado para dizer que uma assinatura é verdadeira em um reconhecimento de firma como também garantem que a compra de um imóvel ocorreu dentro das características que estão descritas em um contrato.
Também existem etiquetas de autenticidade que indicam que um produto é verdadeiro como é o caso de etiquetas com hologramas 3D (tridimensionais) colados em cartuchos de tinta de impressoras e no parte traseira de computadores ou embaixo de notebooks indicando que o sistema operacional é legalizado e original, já que este tipo de produto é intangível a etiqueta se faz necessário.
As etiquetas de autenticidade tem um valor agregado maior, tanto na venda quanto na fabricação, e são muito mais elaboradas que etiquetas de violabilidade. Estas etiquetas além das características de adesivo e substrato também possuem diversos outros tipos de informações que permitem dar crédito e segurança para quem adquire ou vende o produto.
Por exemplo, há etiquetas de autenticidade que além do adesivo diferenciado para fixar perfeitamente e impedir sua retirada do local ainda tem:
  • fundo numismático;
  • tintas reagentes a luz UV;
  • tintas reagentes a temperatura;
  • tintas e impressão anticópia;
  • numeração sequencial;
  • marca d’água;
  • e tantas outras.
Estas características podem estarem isoladas (ser usadas apenas uma) ou em conjunto, sendo que a composição de mais de um item nas etiquetas aumenta a sua segurança e consecutivamente dificultam a sua falsificação e cópia não autorizada.
As etiquetas de autenticidade tem inúmeras aplicações, desde um cartucho de tinta para computador até remédios, documentos públicos, documentos de transferência de imóveis e automóveis até o dinheiro possui centenas de itens segurança para evitar copias indevidas. Um processo de dar segurança a um impresso e um dos mais populares (e não tão seguros quanto se pensa) é o uso de hot-stamping com hologramas. Mas este e o assunto para nosso próximo post.
Não se esqueça de assinar o blog. Sua assinatura ajuda a manter não só a qualidade das matérias mas nos dá animo em dividir informações tão importantes para o mercado que é carente de boas fontes de matéria e técnicas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...