Apesar de inúmeras
campanhas para conscientização sobre os impactos ambientais do uso
de papel e diminuir a quantidade de impressos, a impressão é ainda
muito necessária.
Não estamos falando
de um documento que pode, antes de imprimir, ser lido em um terminal
através de uma cópia PDF ou Word por exemplo, estou falando de
impressos realmente necessários que são as etiquetas.
As etiquetas são a
forma de identificação, orientação, marcação e avisos sobre um
produto ou conteúdo de onde são fixadas.
São tão
importantes quanto indispensáveis. Sem as etiquetas (ou rótulos se
preferir), não seria possível saber o que o frasco ou embalagem
contém ou para que se destina. Seria impossível diferenciar um
shampoo de um creme para cabelos e um produto para alimentação do
para extermínio de alguma praga (lê-se veneno).
E no mercado de
logística e entregas a etiqueta é ainda menos dispensável e
primordial para o completo endereçamento do pacote para que siga
corretamente ao seu destino.
Sem as etiquetas
seria impossível fazer logística, separação de mercadorias e
envio para os destinatários.
As etiquetas são
tão indispensáveis no envio de mercadorias quanto a embalagem e a
fita adesiva que utilizamos para confeccionar o pacote.
Existem etiquetas
para logística e comércio eletrônico ou de balcão mesmo de
diversos tamanhos e tipos. Etiquetas por exemplo:
-
33x22mm que são utilizadas para identificarem produtos no estoque com códigos de barras, para identificar remédios em hospitais para doses fracionadas, para servirem de lacres de violabilidade de caixas, etc…
-
etiquetas 100x150mm para o uso com embalagens e envios pelos correios, são as etiquetas de postagem ou como são chamadas etiquetas de envio;
-
etiquetas 90x150mm usadas para testeiras de caixas em diversos segmentos;
-
as comuns 100x100mm para uso geral;
-
101x25mm e 101x38mm muito usadas para mala direta;
-
etiquetas especiais para joias, relógios e óculos;
-
etiquetas em tamanhos diversos para as mais variadas aplicações.
Estas etiquetas
podem ou não serem pré-impressas, onde recebem por flexografia ou
letterpress ou ainda hot-stamping uma personalização como logotipos
coloridos e textos como endereços ou grids (tabelas). Podem ser
lisas (sem impressão) ou chapadas (com uma cor no fundo em toda a
etiqueta, por exemplo amarela).
Seu uso pode
permitir a reimpressão em máquinas (impressoras) térmicas quando
em rolos, laser ou inkjet quando fornecidas em folhas.
A pós impressão,
ou impressão que fazemos em casa, trabalho ou indústria permite
criar o que chamamos de dados variáveis.
Os dados variáveis
são textos, códigos, códigos de barras, números e até imagens
que personalizam as etiquetas uma a uma de forma sequencial ou em
conjuntos.
O preço das
etiquetas varia de alguns centésimos de real, não sendo raro
etiquetas custarem menos que R$0,001 até custos da ordem de US$1,00
a US$2,00 (uma a dois dólares) para as etiquetas inteligentes
(RFID), que possuem microchips e podem ser lidas a distância,
gravadas e regravadas centenas de vezes. As etiquetas RFID possuem
uma aplicação específica são a solução para muitas questões de
logística e rastreabilidade pois um “histórico” de todo o
processo envolvendo o produto pode ser “gravado” nesta etiqueta e
lido e alterado o status por cada etapa do processo e inclusive pelo
cliente final se este tiver o acessório correto para a leitura e
permissões para isso também.
Mas isso é assunto
para um próximo post.
Viver sem etiquetas
seria impossível e uma logística sem essa poderosa ferramenta de
identificação seria falha.
Para saber mais
entre em contato .
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