segunda-feira, 14 de maio de 2018

Como estar legalizado com softwares em minha empresa? PARTE FINAL


Vamos lá, fez a listinha de softwares que você tem em sua empresa que não são legalizados?
Surpreso com a quantidade de produtos que você instalou (ou alguém em sua empresa) em suas máquinas sem a devida responsabilidade?
Viu que até mesmos as assistências técnicas cometem esse “pecado” da instalação de produtos sem registro?
Agora que você já fez a lista, já viu o que precisa mesmo, desinstalou o Corel da máquina da recepcionista e o CAD do PC da portaria? (claro que aqui foi só um comentário).
Agora então vamos as possibilidades do mundo Livre que podem lhe atender com bastante competência e você nem perceberá a diferença, além é claro que estar legalizado e sem gastar muito.
Lembro que Corel, Photoshop e outros, se indispensáveis a sua empresa devem ser devidamente registrados e para isso instalar nas máquinas que vão utilizar mesmo o programa. Para que ter dois Corel instalado se só existe uma pessoa que vai trabalhar com ele?
Detalhe importante, não é porque você comprou um Corel que pode ter outro instalado, cada licença é válida para um equipamento, a não ser que compre licenças corporativas que dão direito a X número de instalações, ou chaves que permitem muitas máquinas acessarem um servidor ao mesmo tempo com o software específico instalado.
Voltando, se não vamos nos estender muito, as alternativa profissionais e free para softwares comerciais.
Apesar de ser um entusiasta e usuário de Linux full time não vou falar que você precisa instalar o Linux em sua máquina, nem vou “evangelizar” você a respeito do assunto, se deseja saber mais sobre como usar o Linux na indústria gráfica e em sua empresa com a mesma performance que você usa o Windows para muitos setores é só me chamar ok.
 LEIA MAIS E VEJA A LISTA COMPLETA A SEGUIR DE ALTERNATIVAS GRATUITAS PARA SEUS SOFTWARES COMERCIAIS.


Pacote MS Office. - ESCRITÓRIO E PRODUTIVIDADE
Pode ser facilmente ser substituído pelo Libre Office ou pelo WPS.

Tratamento de imagem:
O Gimp e o Krita podem dar conta do recado

Desenho vetorial
Em substituição ao Corel e Illustrator podemos usar o InkScape e o Gravit Design, este inclusive pode ser executado como extensão do Google Chrome.

Edição de vídeo
O Cantasia pode ser substituído pelo OpenShot Video.
 
Desenho 3D
Substituir o Maya e algumas aplicações 3D feitas em Cad pode ser feito com o Blender.
 
Email Cliente
O Outlook pode ser trocado pelo Thunderbird
 
Banco de dados
Para trocar o Access podemos usar o PostgreSQL ou SQLite

Sistema Operacional
Alternativa ao Windows sobra só o Linux que tem versões muito amigáveis como Ubuntu e a mais fácil que vi bem parecida o Metamorphose Linux.

CAD
Ai temos um universo – QCAD, LibreCAD, DraftSight e muitos outros.
Abaixo segue uma lista de links para você explorar as opções de softwares livre ou gratuitos.


Descompactador
O 7zip é muito bom e gratuito, substitui com muita competência o winrar.


ALGUNS APLICATIVOS DESENVOLVIDOS POR MIM PARA O SEGMENTO FLEXOGRÁFICO E ARTES GRÁFICAS.

Inktone, auxilia na formulação de tintas Pantone. Mais de 1700 fórmulas pantone. Nesta nova edição você consegue editar as pantones, criar novas cores, reaproveitar tintas e incluir uma quinta cor de correção para o mercado flexográfico. COMPRE AQUI.


droidtone. Formulador de tintas pantone, calcula e mostra a fórmula de tintas pantone no seu celular Android. +1700 cores. COMPRE AQUI.


Calculador de etiquetas rolo - aplicativo gratuito para android que facilita o cálculo de etiquetas nos rolinhos. Bom para produção. BAIXE GRATIS.


Calcula Bobina PDV - aplicativo gratuito para android que calcula produção, metragem de rolinhos de PDV, tickets e cupom fiscal. Ideal para indústria de bobinas fiscais. Trabalha com papeis de gramatura 48 e 55g, larguras diversas e comprimentos personalizados. BAIXE GRATIS.

Para saber mais sobre estes e outros aplicativos, cursos, treinamento entrem em contato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...