terça-feira, 2 de agosto de 2016

Sobreposição de cores, justaposição de cores.

Muitos que trabalham na indústria gráfica ainda desconhecem os termos técnicos utilizados, como chamamos os "jargões" do mercado. Estas duas frases:

  • sobreposição de cores;
  • Justaposição de cores.
É muito comum no meio gráfico mas muitos de outros setores, mesmo gráficos não a conhecem bem. É o caso da flexografia que por terceirizarem grande parte dos trabalhos de preparação dos clichês e até a arte, acabam por não saberem o que significa.
Vamos lá:

Sobreposição de cores é quando uma cor incide ou é impressa sobre a outra, como no caso de dois chapados uma magenta e um outro amarelo que na impressão um acaba por ser encaixado (registrado) sobre o outro. A sobreposição de cores muda a cor resultante, forma uma única imagem, isso quer dizer que a cor resultante da sobreposição de Magenta e Amarelo seria o Vermelho ok.
um bom exemplo de sobreposição de cores, o círculo cromático (síntese Subtrativa)

Justaposição é exatamente o contrário, as cores se encontram lado a lado, sem uma sobrepor  a outra. Bem, na área de justaposição fazemos um trapping de alguns décimos de milímetro entre as cores para evitar o branco, mas é assunto para um outro tópico. A justaposição não forma uma outra imagem, e não altera a cor da imagens resultante.
Justaposição do Magenta a Esquerda e Cyan a Direita, não forma outra cor

As reticulas o que são? Nestes casos as retículas sejam de cromias ou bendays são uma mescla das duas técnicas, existe sobreposição e justaposição, tudo dependendo do ângulo (inclinação), percentagem da retícula e tamanhos dos pontos podendo haver maior ou menos sobreposição bem como pontos mais aproximados ou afastados dependendo da quantidade de cores envolvidas.
As retículas são uma mistura de sobreposição e justaposição de pontos.
Para preparar tintas Pantone no entanto eu uso o Inktone que pode ser utilizado tanto para formulação quanto aproveitamento de tintas já existentes. Veja mais no vídeo explicativo:
Para comprar o Inktone: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762610494-software-preparaco-tintas-grafica-formulaco-pantone-_JM

Veja também a versão de formulações para android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.br.robsonyuri.droidtone




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...