quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O que esperar de uma rebobinadeira!

Uma rebobinadeira para rótulos e etiquetas deve cumprir ou permitir pelo menos 3 funções:
  1. desenrolar  de forma alinhada uma bobina ou rolo maior de material para que seja transformado em rolos menores;
  2. revisar ou visualizar o material que esta sendo desbobinado em busca de erros ou falhas (revisão);
  3. enrolar de forma alinhada o material que esta sendo desenrolado e revisado em tubetes (canudos de papel ou plástico) no diâmetro e largura determinados e na quantidade (metragem ou unidades) pedidas pelo cliente.
Estas são as funções básicas que devem ter uma rebobinadeira. Se uma rebobinadeira ou revisora conseguir realizar estes três feitos, é muito provável que você conseguirá atender muito bem o seu cliente.
Claro que se você agregar algumas outras coisas ou acessórios na rebobinadeira ou revisora ela fará estas três etapas mais facilmente e com mais precisão e controle, sendo inclusive mais produtiva.
O que podemos ter então em uma rebobinadeira:
  • mandril pneumático no desbobinador e rebobinador - quando falamos em praticidade e firmeza na fixação das bobinas o mandril pneumático se faz um acessório bem funcional. Mas mandril mecânicos funcionam bem com, em alguns casos, muito mais eficiência na fixação de certos tipos de tubete e sem danos ao mesmo. Mandris com 1" ou menos são em geral mecânicos.
  • Corte longitudinal - o gilletteiro ou corte de etiquetas longitudinal por facas rotativas é uma ferramenta muito legal que deve ter em sua rebobinadeira. Ela permite dividir a bobina ou material em dois ou mais rolos no sentido do comprimento. Ideal para ser muito produtivo em impressões de mais de uma pista ou troqueladoras que fazem etiquetas de automação como as 40x40mm, 61x40mm, etc., que normalmente são fabricadas com mais de uma montagem lateral.
  • lâmpada estroboscópica - para revisão de impressos a velocidades produtivas o uso de um flash estrobos (hoje utiliza-se led para este fim) é fundamental para "parar" a imagem e assim melhor conferir a qualidade, encaixe ou a busca por defeitos na impressão.
  • mesa de emendas - para ter uma boa emenda e para que esta não se rompa no usuário é necessário uma boa mesa de emendas que garante uma união paralela sem rebarbas ou desvios e bem firme também.
  • alinhador de banda - em alguns casos o alinhador se faz importante para poder manter o paralelismo da bobina. Filmes técnicos por exemplo não dispensam o uso de alinhadores.
  • contador de etiquetas - além e contar a metragem um bom sistema de redundância com contagem também de etiquetas é ideal para ou em busca de economia e isonomia nos rolos processados.
  • sistemas de segurança nos rolos puxadores ou alimentadores - sim, uma tampa protetora para que indivíduos desavisados não se machuquem nas rolarias de tração de material da máquina com sistema de parada de máquina é importante e hoje uma exigência da norma NR-12.
  • braço de retirada de esqueleto - pode parecer uma bobagem, mas algumas vezes a geometria do trabalho não permite a retirada do esqueleto em máquina e temos que fazer isso na rebobinadeira. Ter um acessório destes na máquina pode facilitar muito o serviço para o operador.
  • sistema de numeração inkjet - alguns clientes exigem que as etiquetas sejam numeradas uma a uma ou que o liner tenha a quantidade de etiquetas impressa nele, seja uma a uma seja a totalização. Se você pensa em trabalhar com indústrias farmacêuticas pode ter que instalar um dispositivo destes para atende-los.
Este são só alguns acessórios que estão disponíveis e podem ser utilizados em sua rebobinadeira, garantindo assim mais eficiência e qualidade no rebobinamento.
Quer saber mais? Entre em contato.
E não percam, em breve um novo conceito de fornecimento de máquinas e equipamentos para produção de rótulos e etiquetas estará chegando! Acompanhe o blog e fique por dentro deste novo lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...