segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Qual a função da mesa de emenda em uma máquina?

Quando fazemos a troca de uma bobina, no alimentador de uma máquina, lá no eixo desbobinador, precisamos emendar a ponta da bobina virgem (a ser processada) com o material que já esta em máquina, ou passar este material para o interior da máquina entre os rolos guias e o sistema de alimentação (rolo infeed).
Levando-se em conta que já temos o material passado previamente na máquina é necessário, como comentado, unir a ponta da nova bobina com o material ou fim da bobina anterior. Esta união é feita através de fita adesiva, colando a ponta de uma no fim da outra.
Mas se você colar sobrepondo os substratos a espessura deste ficará muita acima do permitido ou da regulagem feita na máquina para impressão ou corte e isso ocasionará um dano nos clichês, caso esteja imprimindo e/ou na faca que pode ser permanente e ai todo o trabalho estará perdido.
Outro detalhe que uma emenda mal feita causa é a ruptura deste material na máquina, e ai mais trabalho, pois teremos que passar novamente por todos os eixos, roletes, guias, cilindros, etc., o material para novamente unir na unidade de rebobinamento.
Mas se a união destas duas pontas também ficar espaçada, não será possível processar corretamente o material na máquina podendo também levar a ruptura do material na emenda ou a falha na retirada do esqueleto no processo de corte.
Fazer a emenda reta oferece desvantagens se comparado com a oblíqua (em diagonal).
Então o que faz a mesa de emenda?
A mesa de emenda na entrada da máquina, seja ela rebobinadeira, troqueladora ou impressora, permite a você manter o substrato fixado para fazer a emenda corretamente, permite também o corte oblíquo e a união da ponta de uma bobina na ponta do material que esta em máquina justaposto de forma segura sem remontar ou deixar espaços nesta emenda.
A emenda feita desta forma passa pela máquina suavemente, não arrebenta com facilidade e não danifica nem os clichês nem tão pouco as facas de troquelado (corte das etiquetas) e também permitem a retirada dos esqueletos facilmente sem que haja paradas desnecessárias.
Também, usando-se a fita adesiva de cor correta (não a transparente que impossibilitaria a visão), pode-se visualizar perfeitamente a emenda na revisão e assim retirar facilmente. A outra vantagem é que as emendas ficam firme só suficiente e podem ser reprocessados em outras máquinas e até mesmo em etiquetadoras automáticas com muita confiança sem o perigo de ruptura nestas áreas.
Claro que lembrando mais uma vez, deve-se usar fitas adesivas de largura correta e com adesivo apropriado, não adianta colocar uma fita transparente de 10mm de largura e achar que a emenda vai resistir a um túnel de secagem com 70 graus ou mais e uma tensão extra no rebobinamento que não vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...