quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Como se diz isso mesmo? - Dicas rápidas.

Quando as feiras ou eventos internacionais se aproximam mais e mais interessados em participarem como visitantes, expositores ou compradores se preocupam com a barreira da língua. Aprender outro idioma em tão curto espaço de tempo é impossível. Contratar um interprete? Pode ser uma saída!
Mas contratar em que idioma? Vou para os Estados Unidos, então alguém que fale inglês, se for china um que fale Chinês?
Bom, não tenho todas estas respostas para você neste momento mas, de uma coisa tenho certeza, seja nos Estados Unidos, Europa, China, Índia, Rússia ou até mesmo no México com um pouco de Inglês você "se vira muito bem". Todas as feiras e eventos que já fui na Europa e EUA com um pouco de inglês já é possível a gente se apresentar e obter algumas informações úteis.
Mesmo que você contrate um interprete ou tradutor ou ainda use a tecnologia do seu Smartphone para fazer a tradução online em tempo real (que não é lá estas perfeições mais dá para formular a ideia da conversa) uma hora você será indagado sobre qual é o seu nome e terá que se desculpar por ter esbarrado em alguém ou agradecer por um serviço ou gentileza  prestadas.
Pensando nestas situações coloquei este guia de frases e palavras mais utilizadas nestes "encontros e esbarrões" que enfrentaremos em nossas viagens pelo mundo em busca de novos negócios, máquinas e oportunidades.
Espero que apreciem a seleção que fiz de palavras para mais este tópico e lembrem-se se tiverem dúvidas entrem em contato. Também faço serviços de traduções de datasheets, manuais e catálogos de máquinas do inglês para o português.

INGLÊS
PORTUGUÊS
Hello Olá – Informal, pode ser usado a qualquer hora do dia ou da noite. Oi usa-se Hi!
Hi Oi – informal, pode ser usado a qualquer hora do dia ou da noite ao encontrar por exemplo.
Goodbye Até logo, tchau – usamos ao nos despedir
Good morning Bom dia. Usamos do amanhecer (tipo umas 6h00 da manhã até ao meio dia – 12h00).
Good afternoon Boa tarde. Usamos entre 12h00 até as 18h00 ( do meio dia as seis da tarde)
Good evening Boa noite – bem o inglês tem dois boa noites, uma para quando você encontra a pessoa ou a cumprimenta ao chegar ou iniciar a conversa que é este e começa a ser utilizado a partir das 18h00 ou assim que já escurece. E outro boa noite ao se despedir ou ao dormir (ir para cama) que veremos a seguir.
Good night Boa noite – só usamos este boa noite se estivermos nos despedindo – indo embora – ou quando estamos deitados ou indo nos retirar para dormir. Este boa noite finaliza definitivamente a conversa ou seja, depois de dito ele você sai (vai embora para outro destino) ou vai dormir.
How are you? Como você esta? Como vai você? - ao encontrar alguém a gente pergunta como a pessoa esta. No Brasil dizemos de forma informal – E ai tudo bem? Como esta?
Very well, and you? Muito bem e você? - a resposta para How are you? Poderia muito bem ser uma destas Very well. (muito bem) ou Very well thanks! (muito bem obrigado). Mas a resposta Very well, and you, responde e indaga ao mesmo tempo perguntado para a pessoa se ela esta bem também.
Please Por favor. Sempre, use a palavra Please quando desejar que alguém faça ou lhe dê algo. E gentil ser polido e educado. Um exemplo seria. Please, take a biscuit! (por favor pegue um biscoito).
Thank you. Obrigado. Da mesma forma que usa Please use sempre um obrigado para aceitar ou recusar alguma coisa ou ajuda.
You are welcome! De nada, por nada. Em uma tradução livre seria Você é bemvindo, no intuito de ser prazeroso fazer ou receber algo por você.
See you later. Vejo você mais tarde ou vejo você tarde em uma tradução mais ao pé da letra. Mas pode ainda ser traduzido com até mais ou até logo.
It's nice to meet you É um prazer conhecê-lo. Quando somos apresentados a alguém normalmente e por educação respondemos que é um prazer conhecer a pessoa que nos é apresentada.
What is your name? Qual é o seu nome? Sim, ao conhecer alguém nos é perguntado sobre o nosso nome.
My name is….. Meu nome é…. (onde pontinhos você diz seu nome).
I am Brazilian Eu sou Brasileiro, quando desejamos dizer que nascemos ou somos nascidos no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...