segunda-feira, 30 de março de 2015

Qual é a melhor máquina Flexo para etiquetas?

Que difíceis são as perguntas de meus amigos, clientes e leitores.
Qual é a melhor máquina flexográfica para etiquetas?
Isso depende de inúmeros fatores, vamos por partes.
Há máquinas pequenas nas dimensões, com excelentes recursos e que no final possuem até um valor de investimento baixo (se comparado a similares de mesma categoria) mas que estão fora de atender o mercado que desejamos atuar, e outras que realmente não possuem tecnologia e recursos para fazer o que propomos aos nossos clientes.
Então qual é o critério?
Independente da marca e/ou fabricante a escolha da máquina tem que ter como base pelo menos a respostas para as seguintes perguntas:

  1. Qual é o mercado que vou atuar?
  2. Qual é o volume mensal deste mercado?
  3. Quais são as possibilidade de utilizar o equipamento para desenvolvimento de novos mercados e quanto tempo este equipamento ficará ocioso nos períodos de baixa ou sazonalidade?
  4. Qual a necessidade de mão de obra especializada para operação deste equipamento e quanto isso vai me custar anualmente?
  5. Quanto estou disposto a investir?
  6. Quanto realmente tenho para investir?
  7. Qual o período de retorno de meu investimento?
Uma vez que você conseguiu responder "honestamente" a estas perguntas pode-se partir para o campo e garimpar entre inúmeras configurações e fabricantes a que esteja mais próxima a nossa realidade de investimento e produção.
Já participei e realizei muitos estudos de viabilidade de máquinas para os setores tanto de banda larga quanto banda estreita e digo, sem medo de errar, que grande parte dos empresários quer adquirir "um foguete para atravessar a rua".
Sim, querem comprar algo que super, e quando digo super digo SUPER mesmo, dimensionado para sua realidade. Muitos sequer tem mercado, não tem plano B, sem recursos aparente. Saem como doidos em busca de financiamentos, afundam-se em dívidas e posteriormente fecham suas fábricas por falta de suporte e de consciência da sua realidade.
Os pés nos chão são fundamentais para quem quer investir, enxergar o mercado, suas nuances e principalmente projeções futuras e flexibilização de negócios são mais que um requisito hoje, é questão de sobrevivência.
Quer saber mais como dimensionar um equipamento para sua realidade, entre em contato.

Um comentário:

  1. Bom dia, gostei do seu blog e da sua postagem sobre flexografia, voce presta consultoria pra quem quer iniciar no ramo? (32) 99141-1606

    ResponderExcluir

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...