sexta-feira, 27 de março de 2015

Impressão de etiquetas

A fabricação de rótulos e etiquetas possuem vários caminhos. Podemos usar uma impressora de mesa inkjet ou laser e comprar folhas de etiquetas nas lojinhas e papelaria e ai imprimir via software uma etiqueta de endereçamento ou de uma compota de doce. Podemos utilizar uma impressora off-set plana e comprar folhas de adesivos e assim imprimir as etiquetas ou rótulos e posteriormente cortar com uma guilhotina ou corte e vinco no caso de faca com cantos arredondados ou cortes especiais, ou pode ainda utilizar uma flexográfica ou letterpress e assim imprimir suas etiquetas em modo contínuo e em bobinas (rolos).
Não importa como vai personalizar (imprimir) suas etiquetas o fato é que podemos fabrica-las de muitas maneiras, umas mais práticas e com qualidade do que outras, outras com mais facilidade de aplicações industriais e com volume e velocidade considerável.

impressora off-set plana duas cores 1/2 folha
Sem dúvida a flexografia é a grande indústria de rótulos e etiquetas no Brasil. A letterpress, apesar de ter grande qualidade e bons resultados com velocidade bastante aceitável imprimindo de bobina a bobina não representa muito em nosso mercado de conversão. Poucas máquinas adentraram Terra Brasilis e por isso pouco se tem de informações e "clones" destas máquinas.
Impressora Letterpress de 12 cores com unidades UV e acessórios para conversão de produtos especiais
Já as flexográficas, ganharam neste últimos anos grandes colaborações por conta das importações e tivemos mais opções de estudo e assim de cópia do que e como funciona um bom equipamento.
Grupos impressores flexo modular de última geração, permitem trocas rápidas e mínimo desperdício de material
Não se ofendam com minhas palavras os fabricantes nacionais, verdade seja dita, "Quem não cria copia!", e é assim não só aqui, mas em todo o mundo. Bons equipamentos, conceitos e ideias são sim clonadas ou copiadas sem a menor preocupação. Muitos fabricantes, no entanto, copiam recursos e acessórios sem saberem para que servem ou sua verdadeira utilidade em nosso mercado ou cliente final.
Vamos voltar ao foco de nosso título, a impressão de etiquetas.
Como comentamos no início a impressão pode se dar de diversas formas, mas é importante ter em mente o seguinte:
  1. é necessário o papel ou película adesivado - o papel adesivo propriamente dito no formato e compatível com a impressora e tinta que vamos utilizar.
  2. um equipamento de acabamento e corte, no caso das etiquetas não estarem previamente cortadas (que é o caso das etiquetas compradas em folhas nas papelarias e lojinhas).
    impressora Epson especialmente desenvolvida para impressão de etiquetas em rolo
Você pode também produzir suar próprias etiquetas em branco utilizando uma troqueladora.
O que é uma troqueladora?
É uma das máquinas mais baratas para cortar etiquetas em branco (sem impressão) que existe. Utilizada para fazer etiquetas bobina a bobina em larguras de 160mm até 250mm em média (largura total da máquina) e com grande produtividade. Estas máquinas podem cortar em folhas, rebobinar e até dividir bobinas ao meio para produzir etiqueta para automação de boa qualidade e com boa produtividade.
Por exemplo, uma etiqueta 40x40mm que não tenha impressão, em material térmico com tubetes de 25mm utilizadas em balanças de supermercados pode ser fabricada nesta máquina que tem seu preço em torno de R$25 mil as mais simples e podendo chegar facilmente a R$50 mil dependendo da configuração e acessórios disponíveis.
Uma vez que você tenha uma máquina destas pode produzir folhas que podem ser impressas em impressoras laser ou inkjet de mesa tranquilamente.
Eu confesso que até uma impressora off-set formato 4 pode utilizar folhas cortadas por uma troqueladora. Mas cuidado, requer bastante cautela e destreza do operador já que as etiquetas estão cortadas estas podem se desprender e grudarem no cauchu gerando problemas, mas é possível sim imprimir, basta paciência e ajustes precisos, já presenciei e orientei trabalhos como estes.
Outro fato que é interessante, etiquetas em rolos fabricadas por uma troqueladora podem ser facilmente impressas em Zebra, datamax ou argox (impressoras térmicas) e assim colocar personalização de textos, códigos de barras e até imagens de baixa resolução até 200 DPI aproximadamente. Para cores, você pode usar ribbons de cores como verde, vermelho, azul, prata, branco, mas o comum é o preto.
Troqueladora de baixo custo com 3 estações de corte e dois rebobinadores um de 3" e outro de 1"
Viram só, fabricar etiquetas é mais simples do que parece, basta ter criatividade e um pouco de investimento. O mercado esta ai, basta explorar e verá que ao seu lado sempre existe uma lojinha, uma padaria, uma farmácia ou supermercado que precisa de uma etiqueta personalizada ou de uma boa ideia para personalizar seus produtos, cabe a você explorar este potencial.
Mais informações ou um estudos sobre como implantar ou abrir uma empresa de etiquetas entrem eme contato.
Até o próximo assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...