domingo, 15 de março de 2015

Dólar alto vale a pena importar?

Quando resolvi escrever esta matéria cada dólar Americano estava valendo R$3,2485. Com esta cotação vale a pena mesmo pensar em um equipamento importado?
Bom, ai esta uma questão polemica que muitos irão concordar comigo e muitos mais diriam o contrário.
Vamos primeiro analisar o seguinte cenário:
  1. os equipamentos impressores de flexografia, por exemplo, conseguem atender a demanda e requisitos de qualidade, produtividade e mínimos desperdícios a que se tem que cumprir hoje para atender nossos clientes?
  2. os equipamentos nacionais podem ser entregues no prazo, possuem as garantias de que serão capazes de produzir o que propõem em contrato na hora de sua compra?
  3. As tecnologias envolvidas nos equipamentos nacionais estão de acordo com as normas internacionais de economia de energia, segurança para o operador e mínima emissão de poluentes sejam eles da ordem sonora, gazes ou resíduos?
  4. o preço do equipamento nacional é pelo menos 40% mais em conta (barato) que o importado?
Se você respondeu que sim a todas estas perguntas, não há o que discutir, compre o equipamento nacional.
Mas, se houve dúvidas em alguma das respostas a opção de compra de um equipamento importado deve ser analisada com carinho.
O que é importante lembrar (não desmerecendo os fabricantes nacionais), é que existe uma seriedade muito grande no que é prometido e nos prazos de entregas pelos agentes e fabricantes internacionais de máquinas.
Ainda não desmerecendo os fabricantes nacionais, os equipamentos "lá fora" são fabricados com projetos bem definidos, desenhos técnicos, produtos e rolamentos de primeira linhas, possuem tecnologia embarcada (CLPs, IHMs, Servo Motores) amplamente testados pela indústria e uma quantidade de pacotes técnicos, apostilas e manuais que acompanham a máquina que é de dar inveja a muito "carro de luxo".
Outro ponto a se considerar é no caso de fabricantes de máquinas da Europa, EUA e  Ásia e que eles sempre testam seus equipamentos antes do embarque para que seja dado o OK final. Caso o comprador não esteja no dia do teste na fábrica para dar o OK, fotos, filmagens e até uma vídeo transmissão da produção de teste é enviada para o comprador para que este esteja certo de que tudo esta de acordo e a máquina em perfeito funcionamento para envio.
Bom, estes são os pontos antes do recebimento do equipamento, ao receber o equipamento importado em sua empresa além deste vir embalado corretamente, com as peças e caixas todas identificadas, numeradas e catalogadas um técnico comparece em sua empresa para montagem, calibração final (alinhamento da máquina no piso), ligações elétricas e treinamento de seu pessoal no tocante a operação e conceitos de conservação e manutenção preventiva e muitas vezes corretivas de pontos com maior desgastes ou sujeitas a danos decorridos do tempo e uso.
As vantagens em relação a estes pontos se comparados com os equipamentos nacionais são de longe superiores. Quem já importou máquina sabe bem do que estou falando, eu mesmo já tive oportunidade de participar da aquisição, consultoria para aquisição, instalação e projetos de implantação de máquinas importadas e todas com muito sucesso e sem surpresas.
Os pontos negativos talvez sejam mais da carga tributária Brasileira no tocante a importação e as constantes mudanças da lei, greves nos setores aduaneiros do Brasil e o mal que assola o nosso país o tal do dar uma "agrado" a algum fiscal para se ter o equipamento liberado com "mais facilidade".
Mas lembro que nem todos são corruptos, muita gente honesta, séria trabalha na aduana e sempre tenta orientar e ajudar a liberar o quanto antes de forma LEGAL nossa máquina.
Então é isso, um equipamento importado mesmo com o dólar alto pode ser vantajoso para nós por ter a qualidade que esperamos, o suporte que queremos, a velocidade que precisamos e o desperdício mínimo de matéria prima que sonhamos.
Caso tenham alguma dúvida sobre equipamentos importados e suas vantagens prós e contras podem entrar em contato comigo, terei prazer em poder ajudar você e indicar as melhores opções entre custos e benefícios para o seu perfil de trabalho.
Uma boa semana e até o nosso próximo post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...