terça-feira, 31 de março de 2015

Como me preparo para receber minha máquina nova?

 Quando eu sou contratado por uma empresa para acompanhar a instalação de uma máquina ou quando o fabricante de máquina pede meus serviços técnicos para instalação e treinamento para entrega técnica de algum equipamento me deparo com uma situação inusitada.
Os clientes acabam não tendo nada em "casa" (suas empresas) para a data de entrega ou instalação do equipamento.
Eu, particularmente tenho uma lista elaborada de acordo com o equipamento, marca e modelo que o cliente adquiriu e envio com pelo menos 45 dias da data de entrega prevista do equipamento, isso para que dê tempo do cliente adquirir tudo para a data, e assim ser produtivo, eficiente e para que tudo ocorra na mais perfeita ordem.

Muitos clientes acham que o técnico na instalação terá todas as soluções e ferramentas para os testes. Alguns acreditam que até a tinta o técnico deva levar. Entendam que o técnico possui sim ferramentas, mas são as mínimas necessárias para ligações, alinhamento e união das peças e partes que possam ter vindo desmontadas e nada mais.
Independente de ser uma máquina de banda estreita ou uma enorme máquina para embalagens flexíveis, o cliente deve ter providenciado os itens necessários para os testes como tintas, substratos, adesivos, fitas, ferramentas, etc.
Uma vez, em uma de minhas viagens para instalar um equipamento no Estado de Goiais, cheguei no cliente e o mesmo não havia providenciado nada, nem mesmo os fios para ligação (energia) ele havia providenciado, disse a ele que precisava de tinta para poder efetuar os testes e dar o treinamento para o operador e também a matéria prima, ele prontamente ficou de resolver. Correu em uma fábrica concorrente e veio com as tintas, quatro copinhos, isso mesmo copinhos descartáveis cada um com aproximadamente 150ml de tinta uma de cada cor e me perguntou: "Estas cores servem para você testar a máquina?". Dei um sorriso, olhei bem para ele e disse: "A sua intenção foi boa, sua iniciativa em buscar também, mas devo lhe dizer que precisamos de muito mais que apenas amostras de cores, precisamos quantidade suficiente para completar cada tinteiro, precisamos também de fitas dupla face e dos clichês, da energia elétrica trifásica para ligar a máquina, de substrato para impressão, dos solventes para diluir a tinta, entre outras coisas...".  Fiz uma lista, apresentei-lhe alguns fornecedores, passei todas as coordenadas sobre como deveria e onde deveriam ser ligados os cabos, tensão, bitola dos fios, chaves a serem compradas e programei meu retorno para quando tudo estivesse disponível para testar o equipamento.
Por este motivo que é necessário uma boa programação e aquisição dos insumos antecipadamente. Desta forma você pode iniciar as atividades e o uso de seu novo equipamento logo na primeira semana após seu recebimento, ou quase isso.
Um pouco de nostalgia, a foto acima é de uma gráfica tipográfica de meados de janeiro de 1950. Os trabalhadores nesta foto estão fazendo a composição manual com tipos móveis, invenção de Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, ou simplesmente Gutenberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...