Dúvidas: como eu sei quantos metros preciso rodar?
Em minhas matérias e treinamentos é comum surgirem algumas perguntas relativa a produção. Estas dúvidas em geral são do pessoal de vendas, almoxarifado e operadores iniciantes que desejam saber qual é a quantidade de material é necessário para produzir etiquetas.
Em minhas consultorias e treinamentos eu sempre ensino a fazer os cálculos, que são relativamente simples, mas sempre recomendo o uso de um aplicativo ou tabela que permite melhores resultados e é mais prático. Eu mesmo tenho um aplicativo que faz estes e outros cálculos de forma mais profissional, simples e com muita precisão, se tiver interesse basta entrar em contato.
Esta dúvida surge pois, quando temos etiquetas de 100mm X 150mm de 01 coluna (carreira) no pedido de 500 rolinhos com 250 etiqueta, precisamos de uma certa quantidade de material. No entanto, para 500 rolinhos de etiquetas 33mm X 22mm de 03 carreiras com 3000 etiquetas vamos precisar de 34% menos material. Como isso é possível? Se vamos produzir muito mais etiquetas no segundo caso, por que vamos gastar menos?
A resposta esta na matemática e na geometria e disposição das etiquetas sobre o substrato.
A fórmula é bem simples, mas claro que usar o aplicativo é muito mais produtivo e permite obter outros dados além destes.
Peguemos os dois exemplos mencionados acima, as etiquetas de 100mm X 150mm e 33mm X 22mm.
A primeira coisa que temos que fazer é reunir o máximo de informações sobre a etiqueta e suas medidas. Os detalhes de como medir as etiquetas estão aqui mesmo no blog, nas matérias anteriores sobre medidas de etiquetas.
Com os dados acima já podemos observar a diferença de quantidade de etiquetas a serem produzidas. Porém, se gente usar como base somente a quantidade e não levar em conta a montagem lateral e a altura da etiqueta, cometeremos um erro grosseiro em estimativa de tempo e material a ser separado.Ambas as etiquetas terão uma largura muito similar de material por isso desconsiderei esta informação, ambas terão entre 105mm a 109mm de largura, todo o pedido esta baseado também em quantidade de rolinhos, que são de 500 rolinhos como unidade de venda.
Mas, ao computarmos as medidas de cada rolinho, veremos que as etiquetas maiores precisaram de 38,25 metros para conter 250 etiquetas e as etiquetas menores precisaram de 25 metros para conter 3000 etiquetas.
De cara já vemos que temos 13,25 metros a menos em cada rolo das etiquetas menores, um total de 6625 metros ao fim do pedido.
A matemática simples é multiplicar a metragem de cada rolo, pela quantidade de rolos que precisamos (esta é uma forma de fazer ok), neste caso temos que para a etiqueta 100x150mm um total de 19125 metros lineares, e a etiqueta de 33x22mm 3 carreiras usa um total de 12500 metros lineares.
Como eu cheguei a estes valores?
Em alguns posts mais antigos, aqui no blog, eu ensinei chegar a estes cálculos e inclusive a criar (programar) em linguagem C um aplicativo bem simples, que roda no terminal (seja Windows, Linux ou Mac), uma calculadora de material. Quanto material adesivo preciso para fazer 100 mil etiquetas?
Ficou com dúvidas? Gostaria de saber mais sobre estes e outros cálculos da flexografia? Deseja uma consultoria ou treinamento para sua equipe? Entre em contato: flexonews.br@gmail.com


Comentários
Postar um comentário