Para que serve um PLC (CLP) em uma máquina?
As máquinas evoluíram ao longo dos anos, assim como todas as coisas ao nosso redor. O telefone por exemplo, era um "trambolho" enorme, com um disco no meio, que dependia de um fio, energia elétrica, comandos, rélés, tudo de forma eletromecânica para, a um preço muitas vezes proibitivos, mantermos contato com outra pessoa ou empresa por poucos minutos.
A evolução deste aparelho e forma de comunicação foi tão grande que deixaram de existir, pelo menos em grande parte do mundo, os telefones fixos e tudo hoje esta na era do mobile (o smartphone), ou algum telefone que não podemos considerar fixos via IP (Internet Protocol).
Mandamos em tempo real, a qualquer hora do dia ou da noite, imagens, fotos, vídeos, textos, áudios, arquivos dos mais diversos, mas na realidade deixamos de "conversar" uns com os outros como fazíamos com o telefone P2P (person to person - pessoa para pessoa em uma tradução literal), tudo é feito meio que deixando um mensagem para que o outro escute e nos responda, mesmo que na mesma hora, posteriormente, enfim, evoluímos e regredimos ao mesmo tempo (ao menos nas relações pessoais).
Não obstante a esta pequena introdução, às máquinas, também tiveram sua parcela de evolução.
Das simples botoeiras e chaves liga/desliga, contatoras e varimot (um tipo de variador eletromagnético que controlava a velocidade), agora temos a tal tecnologia embarcada e em algumas o IoT (Internet das Coisas), que permite controle total das ações da máquina com uso de internet e acessos remoto.
Dentre estas inovações destacamos o CLP ou PLC (Controlador Lógico Programável - Programmable Logic Controller), que nada mais é que um pequeno "computador" que pode ser configurado (programado) para responder a certas ações ou comandos, realizando tarefas e controlando dispositivos da máquina.
Em outras palavras é um dispositivo de controle digital que esta presente em quase 100% dos segmentos industriais e avançando (através de microcontroladores, mais simples mas que mantém as características de uso e funcionalidade de CLPs industriais), também nas residências.
O grande diferencial deste dispositivos é a facilidade e possibilidade de automação de processos industriais diversos, adaptando-se às necessidades e múltiplos processos conferindo agilidade, produtividade e segurança no funcionamento do equipamento.
O CLP possui uma linguagem de programação chamada Ladder, que através de um software IDE e elementos gráficos utilizando uma lógica parecida com as usadas em rélés desenvolvemos programas para que o CLP execute as tarefas e rotinas que queremos que a máquina faça a cada comando ou no decorrer de seu funcionamento.
Com o CLP é possível controlar inúmeros processos e ações, com velocidade incrível, em tempo real. Seu funcionamento é mais ou menos assim:
Através da programação de sua memória interna através do uso do software apropriado para cada modelo e com uso de um pc e cabos de conexão, inserimos as informações do que o clp terá que gerenciar e fazer quando acionado cada comando da máquina pelo operador ou ao ler o estado de cada sensor incluído e montado na máquina.
Dentre algumas funções que temos no clp destacamos:
- aritiméticas;
- temporizadoras;
- lógicas;
- contagem;
- sequenciais
- o IHM - que é uma interface de operação, permite ao operador saber o que o CLP esta fazendo através de um painel, permite comandos, leituras, informações, alertas etc, deve ser programado juntamente com o CLP para que cada leitura ou informação da máquinas ou sensor, acionamento seja mostrado de forma gráfica ou textual para o usuário;
- Computadores - podem ser utilizados para leitura e operação da máquina, local ou remotamente;
- Sensores - são como os 5 sentidos dos seres humanos, necessários na máquina para leituras de temperatura, vibrações, movimentos que podem ser dos mais variados inclusive rotacionais, encoders, sensores fotoelétricos, de humidade e de nível, e tantos outros possíveis e imagináveis;
- Unidades de entradas e saídas - são expansores para que entrem comandos (leituras) no CLP e que enviem informações para os acionadores, rélés, contatoras, motores, inversores e tantos outros;
- outras unidades CLP, sim podemos montar várias unidades umas com as outras e conversando entre si se desejarmos.
Comentários
Postar um comentário