Para que serve um PLC (CLP) em uma máquina?

 As máquinas evoluíram ao longo dos anos, assim como todas as coisas ao nosso redor. O telefone por exemplo, era um "trambolho" enorme, com um disco no meio, que dependia de um fio, energia elétrica, comandos, rélés, tudo de forma eletromecânica para, a um preço muitas vezes proibitivos, mantermos contato com outra pessoa ou empresa por poucos minutos.

A evolução deste aparelho e forma de comunicação foi tão grande que deixaram de existir, pelo menos em grande parte do mundo, os telefones fixos e tudo hoje esta na era do mobile (o smartphone), ou algum telefone que não podemos considerar fixos via IP (Internet Protocol). 

Mandamos em tempo real, a qualquer hora do dia ou da noite, imagens, fotos, vídeos, textos, áudios, arquivos dos mais diversos, mas na realidade deixamos de "conversar" uns com os outros como fazíamos com o telefone P2P (person to person - pessoa para pessoa em uma tradução literal), tudo é feito meio que deixando um mensagem para que o outro escute e nos responda, mesmo que na mesma hora, posteriormente, enfim, evoluímos e regredimos ao mesmo tempo (ao menos nas relações pessoais).

Não obstante a esta pequena introdução, às máquinas, também tiveram sua parcela de evolução.

Das simples botoeiras e chaves liga/desliga, contatoras e varimot (um tipo de variador eletromagnético que controlava a velocidade), agora temos a tal tecnologia embarcada e em algumas o IoT (Internet das Coisas), que permite controle total das ações da máquina com uso de internet e acessos remoto.

Dentre estas inovações destacamos o CLP ou PLC (Controlador Lógico Programável - Programmable Logic Controller), que nada mais é que um pequeno "computador" que pode ser configurado (programado) para responder a certas ações ou comandos, realizando tarefas e controlando dispositivos da máquina.

Em outras palavras é um dispositivo de controle digital que esta presente em quase 100% dos segmentos industriais e avançando (através de microcontroladores, mais simples mas que mantém as características de uso e funcionalidade de CLPs industriais), também nas residências.

O grande diferencial deste dispositivos é a facilidade e possibilidade de automação de processos industriais diversos, adaptando-se às necessidades e múltiplos processos conferindo agilidade, produtividade e segurança no funcionamento do equipamento.


O CLP possui uma linguagem de programação chamada Ladder, que através de um software IDE e elementos gráficos utilizando uma lógica parecida com as usadas em rélés desenvolvemos programas para que o CLP execute as tarefas e rotinas que queremos que a máquina faça a cada comando ou no decorrer de seu funcionamento.

Com o CLP é possível controlar inúmeros processos e ações, com velocidade incrível, em tempo real. Seu funcionamento é mais ou menos assim: 

Através da programação de sua memória interna através do uso do software apropriado para cada modelo e com uso de um pc e cabos de conexão, inserimos as informações do que o clp terá que gerenciar e fazer quando acionado cada comando da máquina pelo operador ou ao ler o estado de cada sensor incluído e montado na máquina.

Dentre algumas funções que temos no clp destacamos:

  • aritiméticas;
  • temporizadoras;
  • lógicas;
  • contagem;
  • sequenciais
O CLP em geral não trabalha sozinho, precisa de outros acessórios e complementos para que ele execute a programação ou saiba o que esta ocorrendo na máquina. 
  • o IHM - que é uma interface de operação, permite ao operador saber o que o CLP esta fazendo através de um painel, permite comandos, leituras, informações, alertas etc, deve ser programado juntamente com o CLP para que cada leitura ou informação da máquinas ou sensor, acionamento seja mostrado de forma gráfica ou textual para o usuário;
  • Computadores - podem ser utilizados para leitura e operação da máquina, local ou remotamente; 
  • Sensores - são como os 5 sentidos dos seres humanos, necessários na máquina para leituras de temperatura, vibrações, movimentos que podem ser dos mais variados inclusive rotacionais, encoders, sensores fotoelétricos, de humidade e de nível, e tantos outros possíveis e imagináveis;
  • Unidades de entradas e saídas - são expansores para que entrem comandos (leituras) no CLP e que enviem informações para os acionadores, rélés, contatoras, motores, inversores e tantos outros;
  • outras unidades CLP, sim podemos montar várias unidades umas com as outras e conversando entre si se desejarmos.
Os CLPs são comercializados com características que incluem a capacidade de processamento e quantidade de I/O (entradas e saídas). 
Por meio do CLP o controle e reprogramação das máquinas é facilitado, permitindo inclusive upgrades e mudanças de comportamento e adaptabilidade das máquinas para outros trabalhos e serviços com apenas algumas linhas de código e reprogramação do CLP não sendo necessário alterações estruturais e eletrônicas em muitos casos.

Claro que, existem vantagens no uso do CLP em máquinas, por outro lado, um CLP não é um equipamento muito barato e justificável em todos os equipamentos.
Por exemplo, uma impressora de etiquetas tambor central de 3 cores e 160mm de largura que vai imprimir etiquetas 40x40mm para automação comercial, o custo e os itens a serem controlados não são justificáveis ou até mesmo necessários.
Nesse caso, uma boa montagem eletrônica usando um microcontrolador PIC por exemplo que irá controlar alguns comportamentos da máquina,  ruptura de papel, fim de bobina, contador de metragem e etiquetas, tempo de uso da máquina, sensores de proteção de abertura de portas e ruptura de correias ou tensão de rebobinamento e desbobinamento podem ser suficiente e relativamente barata sua implantação.
Agora que você já sabe como funciona um CLP o que acha de saber mais como controlar o comportamento de sua máquina através do uso de um dispositivo especialmente desenvolvido para máquinas de banda estreita, tambor central?

Se quiser saber mais sobre o processo flexográfico, facas rotativas, impressão ou necessitando de consultoria/treinamento para sua empresa entre em contato: flexonews.br@gmail.com
E não deixe de acessar o site https://flexonews.com.br e utilizar os cálculos gratuitos que lá se encontram, facilitando seu dia a dia de produção e orçamento flexo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como eu calculo a quantidade de material plástico em kg?

Calculando a engrenagem Helicoidal

Dimensionando anilox GTT