Em certa ocasião
trabalhei para um convertedor no Nordeste que fabricava rótulos,
bobinas de PDV e impressos fiscais e o proprietário me disse em uma
das reuniões: “O profissional, seja ele de qual área for deve
ser agendado, ter postura e respeitar os subordinados!”. Eu
sempre anotei as coisas importantes do meu dia a dia, mas este
conselho me acompanha até os dias de hoje.
Mas o que significa
isso?
Ser agendado quer
dizer que você é organizado e administra bem o seu tempo, garante
que você separou determinado espaço no seu dia para resolver ou
trabalhar em um problema ou dar atenção a um assunto e assim poderá
fazê-lo de forma eficiente e sem interrupções. Ser agendado quer
dizer ainda que você tomou nota de tudo que é importante a começar
pela data e hora do assunto que você pretende resolver, anotou os
envolvidos, o que precisa em relação a material e suporte, qual
será o local e previamente já reviu as perguntas a serem feitas e
as respostas que deseja, em outras palavras acrescento ainda que você
esta ou se preparou para o evento. Mais de quarenta por cento dos
empresários que conheço do setor de rótulos e bobinas nem sequer
sabe o que é “ter compromisso” no sentido claro da palavra,
acreditem conheço muitos nestes anos que me dedico a consultoria,
que nunca viram uma agenda (seja ela digital ou o bom e velho caderno
de anotações).
Ter postura é ter
atitude de profissional, agir como tal. Seja você um simples
colaborador da limpeza quanto e principalmente o “dono” da
empresa deve ter postura. Postura garante respeito sem precisar ser
grosso ou indelicado, ter postura dá status de seriedade e
serenidade, tenham certeza disso. Há empresários que tem postura de
menino mimado, outros aparentam total desapego com a empresa. O pior
é o egocêntrico (o dono da verdade), aquele que bate no peito e
diz: “ Eu sou o dono, aqui quem manda sou eu, só eu assino
aqui, todo mundo só faz o que digo….” eu uso uma analogia
com o Imperador Kuzco*.
Empresários deste tipo, além de terem uma postura arrogante não ganham muitos fãs e sempre reclamam e culpam os funcionários dizendo que são ruins, que ninguém entende ele, que ele pediu algo tão simples mas todos são “burros” e que você esta sendo contratado e tem total liberdade para mudar… doce ilusão, mas a vida segue.
Empresários deste tipo, além de terem uma postura arrogante não ganham muitos fãs e sempre reclamam e culpam os funcionários dizendo que são ruins, que ninguém entende ele, que ele pediu algo tão simples mas todos são “burros” e que você esta sendo contratado e tem total liberdade para mudar… doce ilusão, mas a vida segue.
Respeitar
subordinados, esta é a questão mais importante. Respeito, respeito
garante respeito, gentileza gera mais gentileza, ter um tom de voz
firme não é gritar e sim usar as palavras certas. Xingar, ofender,
ameaçar isso nem pensar, perderá a razão e muitas vezes irá
cometer injustiças. Escutar ambos os lados, observar, levantar
documentação e investigar é respeitar o profissional e escutar ou
no mínimo avaliar o que a experiência e ponto de vistas dele pode
ter descoberto irá lhe dar um status de mediador e amigo. Só depois
destas análises você deve, com respeito e usando palavras certas
tomar as atitudes em função da gravidade dos fatos.
Uma ocasião
presenciei um “chefe” gritar ao telefone com um profissional que
já havia relacionado os problemas, feito seu relatório e
insistentemente pedido a intervenção de uma assistência técnica
externa para colocar o equipamento para funcionar, mas não lhe deram
“ouvidos” e o mesmo por opção se desligou da empresa. Sua
justificativa: “Não posso deixar a falta de profissionalismo,
respeito e falta de interesse dos superiores interferirem em meu
trabalho correto, honesto e com o respeito que tenho por todos
independente de sua posição social ou hierárquica”.
Em resumo diria que
os profissionais, em especial os “donos” de empresas deveriam ter
em mente o que um empresário um dia me disse e volto a repetir em
todas as minhas consultorias: “O profissional, seja ele de qual
área for deve ser agendado, ter postura e respeitar os
subordinados!”.
* A nova onda do
imperador – Disney 2000 – Animação da Disney que conta a
história do jovem e arrogante Imperador Kuzco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário