segunda-feira, 26 de março de 2018

Posso usar solvente para limpar meus clichês?


Em geral eu não recomendo o uso de qualquer tipo de solventes para limpeza de clichês diferente do solvente originalmente usado para diluição da tinta que se tem em uso.
Vou explicar:
Os solventes derivados do petróleo como o thinner usado para diluir tintas automotivas ou mesmo solventes de limpeza geral podem a curto prazo danificarem os clichês, diminuindo sua durabilidade e deixando-os ou “molengas” e pegajosos ou ressecados e quebradiços.
O uso de solvente no entanto pode ser controlado de forma a uma limpeza rápida e superficial para retirada das tintas sobre a área de grafismo ou mesmo aquelas que acabaram por invadir as depressões das retículas (contra-grafismo) e as áreas de base. A limpeza do verso, o solvente mais “forte” pode ser usado para retirada de resíduos de cola do dupla face, mas tudo isso de forma rápida e sem encharcar. Deixar de molho, mesmo que na água por longos períodos de tempo nem pensar.
O uso de uma escova macia, tecidos que não tenham contaminantes nem soltem fiapos ou pelos são uma boa opção para auxiliar e acelerar a limpeza.
Deixar secar bem, passar um talco do tipo industrial sobre a sua superfície (diminui a oxidação gerada pelo ozônio e luz) e armazenar em local ao abrigo do calor e luz é outra boa prática.
Não empilhar clichês já que são polímeros e podem sofrer esmagamento ou depressões por conta desta pressão exercida por peso sobre eles.
Existem produtos especiais e ecologicamente corretos para limpeza de clichês.
Consulte seu fornecedor de fotopolímeros (clicheria) eles normalmente possuem contatos dos fabricantes destes produtos.
O seu fornecedor de tintas também poderá auxiliar você nesta situação.
Nunca use álcool de posto de gasolina (combustível) pois além de serem de procedência duvidosa (já que escândalos de adulteração de combustível são comuns no Brasil), estes tipos de álcool contém gasolina, um “veneno” mortal para o fotopolímero.
Cada fabricante de fotopolímero recomenda um procedimento para lavagem e armazenamento, consulte o seu, pode aumentar a vida útil do clichê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...