quarta-feira, 28 de março de 2018

PCP deve entender do assunto para saber o que faz.


PCP, para muitos é um organizador de produção, o nome já diz tudo: o PCP é o responsável pelo Planejamento e Controle da Produção.
Mas o que fazer se o "cara" do PCP não entende patavinas do assunto ou do produto? 
Ter engenharia de produção não é requisito para um bom coordenador de PCP e eu diria que em até certos casos é indispensável.
Já conhecer o produto, sua forma de fabricação e os componentes que são necessários para se fabricar, isso sim é importante.
Antes de se tornar PCP o indivído que esta a propensão do cargo deve conhecer antes de mais nada a ordem de serviço (a tal OS) em todos os seus detalhes, conhecer as máquinas. Não como operador mas como um entendedor de suas limitações e características para poder assim programar a produção e o produto possa ser fabricado.
O tal "cara" do PCP tem que ser proativo, ter jogo de cintura e bom relacionamento com o pessoal do chão de fábrica. Pois dele, parte a ordem basicamente de o que e como fazer.
O Gerente de Produção deve ser seu aliado e entender também das limitações e escolhas do PCP para que tudo flua como uma sinfonia.
O PCP também deve conhecer a matéria prima. De nada adianta ir para campo, saber que máquina escolher para atender a demanda de produção e ter o tempo necessário para produzir se não sabe que material usar e como usar.
Ser um HOMEM do PCP requer coragem de assumir riscos, saber administrar tempo e pessoas e principalmente saber e conhecer muito o chão de fábrica e as máquinas. Sons, ruidos, tilintares e ordens de serviço devem ser como os músicos, instrumento e partituras para o Maestro que é o PCP, um maestro da produção.
A resposta, SIM, o PCP deve entender muito do assunto para dar produção e produtividade com o mínimo de perdas no tempo planejado e sem atrasos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...