segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Calculando a velocidade de produção

Logo quando iniciei o blog a alguns anos fiz uma matéria sobre como calcular a velocidade de produção.
A fórmula em sí é bem simples quando nós falamos em flexo, mas acaba por sem mais complexa quando incluimos etapas no processo.
Por exemplo:
Uma flexo que faz 80 metros por minuto tem a capacidade nominal de produzir um total de 4800 metros lineares por hora. Para saber metros quadrados basta multiplicar 4800 X a largura do material. Só para efeito de curiosidade digamos que o material na máquina tenha um metro de largura (1000mm) teríamos nesta máquina uma produção de 4800 metros quadrados.
Bom, mais isso nominal, o real muda um pouco pois temos que calcular não a velocidade total da máquina, mas a velocidade real que é a velocidade total, menos o tempo que ficou parado para trocas, emendas de material, ajustes e limpeza. Esta velocidade chamamos de velocidade média que pode ser calculada pegando o total de horas dividido pela o total da produção. Voltando ao exemplo dos 4800 metros lineares, digamos que para fabricar este total teriamos gasto 2 horas, então, nossa velocidade media ou velocidade real seria de 80/2 que é igual a 40 metros por minuto.
Mas não é tão simples quando temos mais processos em conjunto para terminar um produto.
Por exemplo a etapa de produção na impressora consumiu 2 horas e então vamos para a etapa de rebobinamento, onde vamos pegar a bobina jumbo e fracionar ela em larguras e comprimentos menores para poder ser utilizado pelo cliente.
A fórmula de calcular é a mesma, pegamos a velocidade da máquina e a quantidade produzida por um deteminado tempo e chegamos a um valor.
Digamos que a rebobinadeira seja um pouco mais rápida e faça 80 metros por minutos como velocidade média real, teriamos então mais uma hora para completar a produção em máquina.
Neste momento temos de tempo de máquina para um produto um total de 2 horas de impressão e mais 1 hora de rebobinamento perfazendo um total de 3 horas.
Mas não acabou, a produção só acaba quando tudo estiver devidamente embalado, etiquetado e colocado na porta para ser entregue ou retirado pelo cliente, então temos que calcular a agora o tempo utilizado para a embalagem, etiquetagem e paletização do nosso produto.
Nossa equipe de embalagem leva aproximadamente 40 minutos para fazer esta tarefa de embalar os 4800 metros de material processados pela impressora e rebobinadeira.
Nosso tempo de produção para este dado produto é de:
  • 02 horas de impressão
  • 01 hora de rebobinamento
  • 40 minutos de embalagem
Total de 3h40min
Este é o tempo de produção para um dado produto.
Flexo imprimindo papel de presentes (papel fantasia) largura 1000mm
Por quê?
Porque neste período utilizamos posições e mão de obra da fábrica para produção. Há produtos no entanto que não precisam de alguma etapa, então nestes casos os tempos podem ser diferenciados, mas isso não quer dizer que serão menores.
Em off-set em folha por exemplo a coisa muda um pouco, pois o cálculo é feito por folhas hora e não por metros lineares, mas o conceito é o mesmo, são etapas que devem ser somadas ao tempo de produção (impressão) para que se tenha o produto acabado, e quando fala produto acabado é pronto, embalado e com nota tirada somente aguardando a entrega ou retirada pelo cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...