quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Calculando os metros lineares

Após calcular os metros quadrados do material utilizado para uma dada produção de etiquetas ou rótulos ou mesmo outro tipo de impresso você precisa saber a quantiade de metros lineares.
Os metros lineares são necessários para pelo menos duas coisas:
  1. separar corretamente a quantidade de material necessário para impressão;
  2. calcular o tempo de máquina.
Para saber os metros lineares precisamos de alguns dados que, agora incluem também a quantidade de montagem lateral que temos em nosso trabalho (na faca ou no sistema de corte longitudinal) e o esqueleto ou espaço entre estas montagens.
Vamos a um exemplo:
Digamos que eu tenha uma etiquetas 40x40mm para fabricar, para saber qual é a altura da etiqueta correta (que é a soma da altura da etiqueta mais a altura do esqueleto), podemos usar o EscolhaPC conforme mostrado abaixo:

Selecionando a altura da etiqueta, o módulo e a faixa de Z de engrenagem que desejamos nos cálculos


Uma vez que selecionamos o tamanho e a faixa de engrenagem temos uma lista de possibilidades, vemos que o Z41 é o que melhor se adapta com uma montagem de 3 etiquetas na altura (está é a constante ok), e na largura agora quem define é a limitação de largura da minha máquina, a faca e a arte que vou usar. Para uma etiqueta de 40x40mm normalmente para ser produtivo em uma máquina de 160mm largura fazemos uma faca de montagem dupla (duas pistas ou carreiras) com espaço entre carreiras de 4mm pois, após a divisão para separar as carreiras teremos 2mm de esqueleto de um lado e 2mm do outro e a faixa de 2mm do substrado lado direito e esquerdo serão mantidos.
Para calcular então agora nosso comprimento de impressão teremos:
DADOS

  • altura da etiqueta = 40mm + 2,94mm = 42,94mm
  • montagem lateral = 2
  • quantidade a produzir = 50000 (hipoteticamente claro)
A conta para saber a metragem é a seguinte:
Substituindo na fórmula teremos:
Teremos então que usar 1074,25 metros lineares para produzir 50 mil etiquetas em duas carreiras (levando-se em conta que o cliente quer receber em uma carreira ok, se for em conjuntos seria o dobro).
Mas como nos metros lineares lembro que este é o cálculo para produção de 50 mil etiqueta sem quebra, sem considerar as perdas no processo, ajustes, regulagens ou setup. Para cada empresa, experiência de impressor, trabalho e nível de dificuldade e qualidade de máquina aliados a pardas por troca de bobinas, etc, etc, pode acrescer este valor em 3%, 5%, 10% ou mais.
As variáveis de quebra é particular de cada empresa e de cada equipamento, trabalho e equipe selecionada para a produção.
Caso tenha interesse no programa EscolhaPC para Android é só entrar em contato ele calcular Módulo 1 (M1),  1/8CP M1 Helicoidal de 20º e módulo 1,5.
Serve para máquinas nacionais, importadas, modular e tambor central dentes reto ou helicoidal.
TEnho versão Windows e Linux deste aplicativo com opção de impressão da listagem também.
para adquirir: flexonews.br@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...