quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Cálculo do consumo de tinta

Calcular o consumo de tintas não é lá muito fácil.
A matemática pode nos dár uma ideia geral e valores muito próximos a realidade mas, o desperdício no processo e as variáveis e falta de controle acabam por indicarem um consumo muito maior e ao final veremos que 20% a 30% a mais que o calculado foi consumido e não se sabe onde.
Vazamentos nos tinterios, restos de tintas deixadas nas banheiras, diluições de tintas de forma descontrolada ou sem critérios, erros na formulação das pantones e absorção do substrato além do normal acabam por jogarem por terra todos os estudos matemáticos e físicos sobre propriedades dos líquidos, viscosidade e absorção dos materiais.
Mas, uma luz no fim do túnel pode existir.
As empresas e os colaboradores estão cada vez mais conscientes dos desperdícios e de quanto estes representam de aumento e perdas para a indústria e porque não dizer para o meio ambiente.
Com poucos ajustes e correções e com um acompanhento diário no chão de fábrica os valores obtidos por calculadores de consumo de tinta podem muito bem chegarem a precisão e margem de erro inferior a 10% do consumo estimado.
Lembro no entanto que qualquer fórmula matemática é um indicativo estimado para cálculos e como nos cálculos de metros lineares ou quadrados de substrato correções e acrescimos referentes as perdas no processo devem ser computadas para poder apresentar mais precisamente a realidade.
E foi baseado em uma destas fórmulas e ensaios da indústria gráfica e com algumas pesquisas que cheguei a este aplicativo de cálculo estimado de consumo de tinta por produção de item que apresento agora.
Esta versão foi concebida para Android, esta na sua fase beta e como disse acima com o acompanhamento da produção e algumas correções baseado nas observações de consumo, desperdício e perdas em sua indústria poderá apresentar cálculos muito precisos a você e desta forma poderá programar tanto a compra quanto a liberação de tinta para produção.
O que é o InkCalc?


É uma ferramenta android que através de um algoritmo matemático calcula o consumo estima de tintas baseado no tipo de substrato, processo de impressão, área de impressão, peso específico estimado das tintas, área a ser impressa e tiragem.
Como ele funciona?
Basta você selecionar as características do substrato, o processo de impressão (Flexo, tipografio - letterpress ou offset), a Área de impressão em densidade que pode ser chapado, somente texto ou procentagem de ocupação de 10% por exemplo, que tipo de cores (cromias como cores escala ou pantones, etc) e montar o tamanho do impresso e sua tiragem. Um vez selecionado e preenchido tudo basta clicar em calcular que o programa retorna o valor de metros quadrados de material (substrato) e o consumo estima de tintas em kg.
Para que OS foi desenvolvido o InkCalc?
Originalmente para ser utilizado em Smatphone com Android ou tablet, mas estou desenvolvendo uma versão para Windows e Linux.
Abaixo algumas telas do programa rodando em Android N.
Tela inicial do InkCalc.

Seleção das opções para cálculos. Exemplo etiqueta 40x40 com área chapada usando cor Preto ou Prata (densidades das tintas próximas) e 50 mil impressões, total de 80 metros quadrados e um consumo de tintas estimad de 343 gramas.
Onde posso adquirir esta ferramenta?
Você pode solicitar mais informações através do email: flexonews.br@gmail.com

3 comentários:

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...