segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Nova regra dos Correios para postagem de encomendas e produtos.

Vender já não é uma tarefa fácil, seja ela de um produto industrializado, remanufaturado, revenda de um artigo ou produto ou mesmo de seus trabalhos manuais como artesanato. Cada dia mais e mais competitivo estão os mercados, mais concorrentes e opções surgem e regras são criadas. Muitas das regras são para preservar e garantir a qualidade dos produtos e serviços, outras, no entanto dificultam o comércio.
Não que eu seja contra a emissão de nota fiscal, muito pelo contrário, mas fica muito difícil para um artesão, que faz seu produto a base de argila ter nota fiscal e até recolher os impostos para uma caneca feita no fundo do seu quintal.
Mas vamos lá, nesta onda de regras novas para 2018 lá vai mais uma que recai sobre as encomendas enviadas pelos Correios (que já não presta um bom serviço a tempos).
Segue o texto na integra retirado do próprio site da instituição.

Apresentação de Nota Fiscal na postagem de encomendas. 

Para cumprir o que determina a legislação tributária, os Correios a partir de 02/01/2018, passarão a exigir no ato da postagem de qualquer encomenda a respectiva Nota Fiscal da mercadoria ou Declaração de Conteúdo.
A obrigatoriedade de cumprimento da legislação tributária vigente é de responsabilidade do remetente.
A postagem de qualquer mercadoria sujeita a tributação, deve ser acompanhada da respectiva nota fiscal, afixada na parte externa da encomenda.
O remetente não contribuinte, quando desprovido de nota fiscal, deve preencher o formulário de Declaração de Conteúdo que também deverá ser afixado na parte externa da encomenda.
A encomenda que não estiver em conformidade com as orientações supracitadas, terá a sua postagem recusada. 

 Ou seja, quem vende no Mercado Live terá no mínimo sua encomenda com um baita atraso ou nem mais poderá comercializá-la por conta disso, quero ver o que farão no futuro com os produtos entregues via download ou baixados pela internet? Esta se tornando cada dia mais complicado trabalhar ou atender os clientes usando a única opção que temos de entrega (não temos concorrentes para os Correios), praticam o preço que desejam, entregam quando querem (atrasos de dias são comuns), isso quando não se perde a mercadoria.

 

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