sexta-feira, 10 de julho de 2015

Vale a pena investir em tempos de crise?

Investimento é como o alimento para o ser humano. Se você come pouco, tem pouca energia e nutrientes, se você não come, vai consumir todo seu suprimento e reservas de gordura até definhar e morrer.
O mesmo ocorre com investimento em sua empresa ou negócios. Se você investe pouco, tem poucos "nutrientes" para se manter com novidades e energia para atender as novas tendências, mercados e clientes. Se você, no entanto, não investe nada, seu fim esta próximo.
Mas vamos desmistificar alguns pontos sobre investimento.
Antes de mais nada, investimento não é somente compra de máquinas ou equipamentos. Investimento é educação, cultura, treinamento, conceitos de organização e limpeza, aparência, reformas, manutenção, e uma lista enorme de coisas tangíveis (objetos, máquinas, etc...) e intangíveis (software, conhecimento, informação...) que compõe o ato de investir.
Por este motivo, em tempos de crise não é necessário ou obrigatório investir em máquinas ou equipamentos, mesmo porque o dinheiro é mais restrito nestas épocas, mas é importante aproveitar estes períodos para capacitar o pessoal, treinar, orientar, mudar conceitos, fazer manutenções, entre tantas outras formas de se manter vivo, ativo e atualizado para atender o cliente que, também neste período esta cortando compras desnecessárias e gastos supérfluos e dedicando-se a comprar somente o que é necessário para sua produção.
Neste caso, o fornecedor que esta mais capacitado tecnicamente, que esta produzindo mais com menos ou desperdiçando menos material, que tem equipe mais proativa e equipamentos em condições de produzirem com qualidade serão os eleitos.
Investir em conhecimento e treinamento para os operadores, equipes de vendas e colaboradores de um modo geral é a melhor forma de se obter retorno e soluções as novas tendências e negócios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...