sábado, 25 de julho de 2015

Ponto de equilíbrio.


* por Robson Yuri
O ponto de equilíbrio é quando um processo de impressão empata ou fica exatamente igual ao custo de um outro processo de impressão.
O ponto de equilíbrio é usado para justificar ou não o uso de um determinado processo de impressão em relação a outro tradicionalmente escolhido para um trabalho.
Por exemplo: a escolha ou não do uso de impressão digital para fabricar rótulos adesivos de vinho comparado ao uso de flexografia.
Neste caso são avaliadas as vantagens de um processo em relação ao outro e o quanto este processo é mais em conta até o ponto em que os custos empatam.
Vamos a mais um exemplo:
Impressão de 1000 (mil) unidades de rótulos em cromia para vinhos em couchê.


Dados para análise do ponto de equilíbrio Cromia
Descrição
Digital
Flexo Tradicional
Tiragem
Pequenas a médias
Médias a grandes
Quebra
0,00%
De 5% a 10%
Clichês
Não é necessário
4 clichês CMYK
Arquivo digital
Sim – usado para imprimir diretamente
Sim – usada para geração dos clichês de impressão
Ganho de pontos
Não existe. Imagem é formada digitalmente onde qualquer correção é feito no arquivo digital com perdas mínimas e visualizações em tempo real.
Dificilmente controlado, necessário tratar imagens, substituir placas, mudar cilindros anilox e alterar densidade da fita dupla face.
Preparação de impressora
De 5 a 10 minutos contando do momento de ligar o equipamento até a primeira prova válida
De 40 a 120 minutos contando do momento de ligar o equipamento até a primeira prova válida isso se o equipamento estiver limpo
Velocidade de impressão
Média baixa, em torno de 1000 (mil) metros por hora
Média alta, em torno de 2500 a 4500 metros hora
Dupla face
Não é necessário
Sim, usado para colar clichês, calcular área 20% superior ao utilizado pelos clichês para efeitos de computar gastos
Viscosidade da tinta e aditivos para estabilizar tinta
Não é necessário
Sim, necessário para controlar pH, viscosidade, anti-espumante, retardador ou acelerador, etc.
Anilox
Não é necessário
Sim, utilizado de acordo com a carga e cobertura desejada e baseado na lineatura dos clichês
Faca para corte
Sim, pode ser utilizado plana ou rotativa isso depende do sistema de acabamento adquirido com ou em função da digital. Hoje utiliza-se corte laser digital faca dispensável neste caso. O corte pode ocorrer em linha ou off-line.
Sim, pode ser utilizado plana ou rotativa isso depende do sistema de acabamento adquirido com ou em função da digital. Hoje utiliza-se corte laser digital faca dispensável neste caso. O corte pode ocorrer em linha ou off-line
Dados variáveis
Sim, é possível personalizar uma a uma as etiquetas impressas com diversos dados, imagens, textos ou caracteres. Não requer clichês ou acessórios extras
Não, somente com o uso de dispositivos e acessórios é possível personalizar com impressão digital limitando-se a cores e caracteres alfanuméricos.
Perdas para ajustes
01 etiqueta ou rótulo mínimo
Dependendo da máquina perde-se para ajuste são necessário pelo menos 50m(cinquenta metros) lineares. Este comprimento é proporcional ao comprimento de passagem de material pelo equipamento.
Qualidade de reprodução
Dependendo do equipamento podemos ter reproduções de:
600 x 600 dpi
1200 x 1200 dpi e
2400 x 2400 dpi
Dependendo dos insumos envolvidos e ferramentas como anilox, porta clichês diâmetro, fitas duplas face, etc.. podemos ter:
48 lpc (120 lpi)
54 lpc (138 lpi)
60 lpc (150 lpi)
e em casos raros
69 lpc (175 lpi)
Praticidade
Um único operador envolvido, serviço limpo e sem necessidade de estruturas especiais para lavagens de tinteiros, montagem de clichês, estoques de tintas preparadas, armazenamento de clichês, etc.
Menos de 40 horas de treinamento já temos um operador do equipamento capacitado
Pelo menos dois Homens envolvidos (um impressor e um ajudante), requer controle mais complexo de todo o ambiente, locais especiais para lavagem de tinteiros e clichês, locais para estocar tintas, cilindros, preparação de tintas, etc. Requer mão de obra especializada com pelo menos 1 ano de experiência.
Comodidade para o cliente
Serviço rápido, provas em tempo real, ajustes sem necessidade de refazer todos clichês e tintas. Cliente entrega o arquivo e em poucas horas sai com o serviço pronto
Com sorte para produtos novos aproximadamente 05(cinco) dias úteis quando temos a aprovação e todos os pedidos de insumos e ferramentas em uma mesma data. Caso seja necessário fabricação de anilox, porta clichês ou outro dispositivo para permitir a impressão somar mais 30 dias úteis

Conclusão: Mesmo vendo vantagens enormes na digital o ponto de equilíbrio existe. Na digital, por exemplo, uma impressão custa X reais. E 1000 impressões e o valor de X vezes mil. Isto quer dizer que na impressão digital temos um custo fixo para cada impressão e não é alterado com o volume.
Já na flexo, pequenas tiragens, se cobrado todos os insumos envolvidos teremos o valor unitário extremamente alto, muitas vezes 4 a 6 vezes o valor da mesma etiqueta impressa por processo digital. A medida que a tiragem aumenta este valor vai se aproximando do valor cobrado na impressão digital. Se aumentar mais ainda teremos uma inversão, ou seja, o impresso em flexo, ficaria mais barato que a digital, chegando em certos casos a valores de 20% a 30% do valor unitário de um impresso digital.
Outros pontos devem ser observados como: serviços de terceiros (corte fora por exemplo), impressão de hot-stamping, dados variáveis entre outros que podem favorecer a escolha de um processo ou outro mesmo com valores um pouco acima da média de ponto de equilíbrio.
Gostou de saber o que é ponto de equilíbrio?
Quer saber mais sobre impressão digital e como é formatado o preço de venda de um impresso digital?
Entre em contato.
Impressora flexográfica modular
Impressora digital 


* Robson Yuri é consultor na área gráfica com especialização em processos de impressão Flexográficos de banda estreita e banda larga, impressão digital e dados variáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...