domingo, 19 de julho de 2015

Lucramos quando sabemos o quanto cobramos!

Para se obter lucro em qualquer atividade é preciso que saibamos quanto custo o que precisamos vender e aplicar algumas fórmulas e regras de cálculos para formular o preço de vendas.
O preço de vendas é nada mais do que:

Custos + Lucro + Despesas Variáveis + Comissões + Impostos = PREÇO DE VENDAS

Para chegar no custo de produção, ou somente custo, fazemos usos de ferramentas de contabilidade e informações de nosso controle de estoque, a divisão dos custos indiretos, as horas produtivas e de produção específicas, os custos de materiais envolvidos, etc.
Estas informações formam são responsáveis por medir o quanto custa e quais são as etapas e produtos envolvidos produzir cada elemento que pretendemos vender ou orçar em nossa empresa.
Além disso precisamos adicionar os custos administrativos a estes dados coletados porque são custos ou encargos se você preferir, que são pagos pelas vendas de nossos produtos. Por isso, não podemos esquecer que a recepcionista não é paga pela empresa e sim pelo produto que a empresa vende ou fabrica, então, o salário dela deve também fazer parte da composição do preço de vendas, explicando e uma forma mais grotesca.

Bem, agora a parte que mais interessa ao convertedor, o Lucro. O lucro é um ponto que depende muito da estrutura de sua empresa, forma e conceito que se trabalha e pelo valor médio de mercado praticado. O lucro no entanto pode ser fixado por produto, hora de serviço, atividade realizada ou em termos de porcentagem sobre as vendas. Como você compõe o lucro ou agrega ele no preço do seu produto pode impactar diretamente no sucesso das vendas, por exemplo: há casos que se trabalhar pelo lucro fixado no produto é mais vantajoso a outros que por hora de serviço, outros casos quando há muitos itens o lucro pelo percentual do montante é a forma mais fácil de se ganhar o pedido, pois diluímos o lucro em todos os itens e o preço médio fica competitivo. A forma de compor o lucro e como aplicá-lo depende, como disse, de inúmeros fatores e da própria organização da empresa por isso é muito particular e não se pode comparar uma empresa ou produto com o outro é um erro clássico do convertedor.
As despesas variáveis são tudo aquilo de gastos ou investimentos que temos mensalmente e podem ter seus valores diferentes de mês a mês. Por exemplo, frete sobre vendas, comissões, encargos financeiros, energia elétrica, prazos de recebimentos, tributos, manutenção de máquinas, etc...
Estes dados todos somados determinarão o preço. Mas ainda precisamos avaliar este preço, comparar com o que é praticado pelos nossos concorrente para que pequenos ajustes sejam feitos e estejamos aptos a participar de uma licitação, concorrência ou uma tomada de preços.
Como uma regra geral, podemos usar os seguintes questionamentos para avaliarmos nosso preço:
  1. nosso custo industrial esta alto? Este custo esta sobrecarregando nosso preço.
  2. Reunimos todos os dados necessários para formação de preços, selecionamos todas as etapas e os cálculos por etapa estão corretos? 
  3. Os impostos, taxas e tributos estão corretamente aplicados em nossa planilha? Não esquecemos ou incluímos taxas e impostos desnecessários ou que não se aplicam a classe ou categoria fiscal de nosso produto?
  4. A margem de lucro que colocamos para o produto é compatível com o produto e com o risco empresarial? Não estamos colocando uma margem fora da realidade de mercado ou da realidade do momento econômico?
Um bom RKW realizado em sua empresa e atualizado pelo menos 01 (uma) vez ao ano é fundamental para que se tenha ideia correta de quanto custa produzir e quanto custa manter nossa empresa aberta.
Bons relacionamentos com fornecedores para obter melhores linhas de crédito e condições de pagamento e acesso a promoções de matérias primas é no mínimo importante para se obter vantagens na flexibilização do preço de venda em períodos de sazonalidade ou de baixa produtividade.
A formação de preços de venda é um trabalho especializado como o do desenhista ou arte finalista. Precisa ser feito com atenção, técnicas e muito "carinho". O profissional orçamentista é um indivíduo que tem que conhecer bem todos os processos da empresa, conhecer prazos de fornecedores e saber de antemão o que há no estoque para poder melhor compor prazos, preços e condições que representem maior vantagens para o convertedor e para o cliente, como por exemplo melhor controle de materiais e uso de recursos disponíveis como horas ociosas de máquina, melhor controle de materiais baseados no FIFO e para o cliente melhor prazo de entrega e preços mais atraentes.
Gostou de saber mais sobre composição de preços?
Mais informações: flexonews.br@gmail.com
Abaixo uma tela de formação de preços usando o Galileo 


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