Separação de cores sem utilizar softwares comerciais!

 


Recentemente escrevi sobre trapping aqui no blog e comentei que era possível, sem o uso de softwares RIP comerciais de altos custos ou mesmo softwares especializados, de forma manual, aplicar trapping utilizando os softwares e aplicativos do dia a dia, inclusive alguns open source como o Inkscape.

Até ai sem muitas novidades, mas, quando mencionei que era possível você mesmo criar seu próprio aplicativo para separar cores, dar saída e aplicar trapping quase que instantaneamente, ao publicar a matéria, recebi alguns e-mails de leitores fiéis aqui do canal e do blog questionando e dizendo que eu "estava exagerando" que isso não era possível.

Pois bem, como nós, bons brazucas "São Tomé" só acreditamos nas coisas vendo, vou mostrar aqui como fiz isso (claro que bem resumido, quem desejar mais detalhes, treinamentos, cursos ou consultorias deve entrar em contato comigo pelo e-mail ok!).

 1) o início:

Ao escrever a matéria do trapping eu, como programador, busquei algumas alternativas aos softwares de tratamento de imagens profissionais e de altos custos para oferecer aos leitores condições e opções mais em conta, foi ai que me deparei com alguns aplicativos que permitem isso mais facilmente, mas ainda manualmente, que são os softwares de desenho vetorial como o Corel Draw, Illustrator e o Inkscape. Existem outros, claro, mas estes são bem mais acessíveis e conhecidos por grande parte dos designers.

2) a criação de uma alternativa personalizada

Esses aplicativos citados, possuem de alguma forma hoje, algum tipo de ferramenta para implementação e personalização. Seja com uma linguagem de Scripts, seja por linguagens compiladas ou interpretadas (Python por exemplo) de alguma forma estas ferramentas permitem que você personalize automatizando e garanta que tenha os resultados precisos ou exclusivos para algum trabalho que esteja realizando. Desde a criação de um botão de atalho para uma ferramenta até mesmo efeitos de cores, canetas, traços, brilho e contraste até mesmo efeitos de som e imagens podem ser alterados, criados ou incorporados.

3) surgimento da ideia de um produto independente de plugin ou outro aplicativo

Neste momento pensei, se um aplicativo comercial permite criar uma ferramenta personalizada para facilitar trabalhos, será que não consigo escrever do ZERO um programa que faça, por exemplo, a separação de cores de um arquivo JPG RGB em quatro cores CMYK? Foi dai que comecei a escrever o programa.

4) linguagem de programação usada.

A "coisa" precisava ser simples, não dependendo de bibliotecas proprietárias ou pagamento de royalties, em uma linguagem de alto nível que permitisse a criação também de uma interface fácil de usar, com apenas cliques do mouse, dai surgiu a ideia de usar o .C#.NET. Isso não impede ou limite você se aventurar com Python, Java, C++, Lua, Visual Basic .NET, PHP etc, é necessário no entanto que você conheça a linguagem que vai trabalhar e tenha uma boa base de uso de bibliotecas seja DLLs, OCX ou outro tipo a depender da linguagem que você optar.

5) a construção do programa

Primeiro, fiz um pequeno layout, em um caderno mesmo do que o programa tinha que ter e o que ele deveria fazer e quando, a coisa tinha que ser simples, com poucas linhas de código e deveria ser prático, usando apenas alguns cliques do mouse, afinal o objetivo é provar que dá para fazer, uma vez provado, podemos então estudar, aprimorar, testar e produzir uma versão mais completa e que atenda a necessidade da indústria.

Usando um IDE (ambiente de desenvolvimento) para a linguagem .NET comecei a criar as janelas, botões, funções, procedimentos e recursos (código fonte) para resolver as questões e conceitos que elaborei no meu caderno e agora vamos ver os resultados a partir das imagens a seguir:



A janela, interface com o usuário, ao iniciar o programa é bem simples como afirmei. O objetivo era somente provar que é possível criar um programa de tratamento de imagens do zero a partir do conhecimento de alguma linguagem de programação e das técnicas e exigências envolvidas no sistema de impressão gráfica. 

No caso, o meu simples programa de separação de cores usa somente um botão que, ao clicar, abre a janela para você selecionar uma imagem JPG RGB.
Todas as imagens que estão no diretório (pasta) que você selecionou para buscar a imagem que deseja separar aparecerão. No meu caso tenho somente uma imagem JPG muito colorida de uma Arara Canindé.

Uma vez que selecionei minha imagem, a janela de onde desejo salvar meus arquivos de saída (convertidos em CMYK e devidamente separados) será aberta, eu selecionei o mesmo diretório, mas poderia ter criado um novo ou salvar em outro local. 
Notem, só usei cliques do mouse até agora, nenhum outro tipo de informação, teclado foram utilizados (somente no momento da programação que foram usados outros recursos, como o teclado).
Nesse momento o programa vai começar a "trabalhar" em segundo plano criando a conversão e a separação das cores, e ao final vai exibir a mensagem de que tudo ocorreu perfeitamente e a imagem foi gerada e salva.
Ao acessar o diretório (pasta) que eu utilizei para salvar, podemos ver que além da imagem que eu utilizei para criar minha separação e arquivos CMYK agora temos mais quatro arquivos no formato PDF que são os canais separados de cada cor que compõe a imagem original que utilizei.
Optei por salvar em PDF pois grande parte dos sistema de saída ou CTPs utilizam este formato de arquivo para produção de clichês, chapas offset, telas de serigrafia etc.



Canal separado do Yellow (amarelo)

Canal separado do Magenta (magenta)

Canal separado do BlacK (black)

Canal separado do Cyan ou Cyano (Cyan)

Conclusão: Sim é bem possível e nem tão difícil quanto parece criar programas e plugins que permitam trabalhar imagens, separação de cores e até mesmo o trapping em arquivos para indústria gráfica, em especial flexografia que exige inúmeras horas de pré-impressão.
Devo alertar que esta pequena demonstração de programa não levou em conta muitas outras variáveis e outros tipos de recursos, técnicas e conceitos para que permitam uma perfeita e adequada criação de clichês para flexo, mas é um ponto de partida.
Curiosidade: para criar este programa levando-se em contata todo o processo da prancheta ao funcionamento como demonstrado aqui foram necessárias 1h30 (uma hora e trinta minutos), ou seja, se você sabe o que deseja e tem conhecimento para executar o processo de criação é facilitado e rápido.
GOSTOU DO CONTEÚDO? GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES, TREINAMENTO OU UMA CONSULTORIA? DESEJA APRENDER A PROGRAMAR E ENTENDER MAIS SOBRE FLEXOGRAFIA? 
Entre em contato: flexonews.br@gmail.com 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como eu calculo a quantidade de material plástico em kg?

Calculando a engrenagem Helicoidal

Serigrafia rotativa