Separação de cores sem utilizar softwares comerciais!
Recentemente escrevi sobre trapping aqui no blog e comentei que era possível, sem o uso de softwares RIP comerciais de altos custos ou mesmo softwares especializados, de forma manual, aplicar trapping utilizando os softwares e aplicativos do dia a dia, inclusive alguns open source como o Inkscape.
Até ai sem muitas novidades, mas, quando mencionei que era possível você mesmo criar seu próprio aplicativo para separar cores, dar saída e aplicar trapping quase que instantaneamente, ao publicar a matéria, recebi alguns e-mails de leitores fiéis aqui do canal e do blog questionando e dizendo que eu "estava exagerando" que isso não era possível.
Pois bem, como nós, bons brazucas "São Tomé" só acreditamos nas coisas vendo, vou mostrar aqui como fiz isso (claro que bem resumido, quem desejar mais detalhes, treinamentos, cursos ou consultorias deve entrar em contato comigo pelo e-mail ok!).
1) o início:
Ao escrever a matéria do trapping eu, como programador, busquei algumas alternativas aos softwares de tratamento de imagens profissionais e de altos custos para oferecer aos leitores condições e opções mais em conta, foi ai que me deparei com alguns aplicativos que permitem isso mais facilmente, mas ainda manualmente, que são os softwares de desenho vetorial como o Corel Draw, Illustrator e o Inkscape. Existem outros, claro, mas estes são bem mais acessíveis e conhecidos por grande parte dos designers.
2) a criação de uma alternativa personalizada
Esses aplicativos citados, possuem de alguma forma hoje, algum tipo de ferramenta para implementação e personalização. Seja com uma linguagem de Scripts, seja por linguagens compiladas ou interpretadas (Python por exemplo) de alguma forma estas ferramentas permitem que você personalize automatizando e garanta que tenha os resultados precisos ou exclusivos para algum trabalho que esteja realizando. Desde a criação de um botão de atalho para uma ferramenta até mesmo efeitos de cores, canetas, traços, brilho e contraste até mesmo efeitos de som e imagens podem ser alterados, criados ou incorporados.
3) surgimento da ideia de um produto independente de plugin ou outro aplicativo
Neste momento pensei, se um aplicativo comercial permite criar uma ferramenta personalizada para facilitar trabalhos, será que não consigo escrever do ZERO um programa que faça, por exemplo, a separação de cores de um arquivo JPG RGB em quatro cores CMYK? Foi dai que comecei a escrever o programa.
4) linguagem de programação usada.
A "coisa" precisava ser simples, não dependendo de bibliotecas proprietárias ou pagamento de royalties, em uma linguagem de alto nível que permitisse a criação também de uma interface fácil de usar, com apenas cliques do mouse, dai surgiu a ideia de usar o .C#.NET. Isso não impede ou limite você se aventurar com Python, Java, C++, Lua, Visual Basic .NET, PHP etc, é necessário no entanto que você conheça a linguagem que vai trabalhar e tenha uma boa base de uso de bibliotecas seja DLLs, OCX ou outro tipo a depender da linguagem que você optar.
5) a construção do programa
Primeiro, fiz um pequeno layout, em um caderno mesmo do que o programa tinha que ter e o que ele deveria fazer e quando, a coisa tinha que ser simples, com poucas linhas de código e deveria ser prático, usando apenas alguns cliques do mouse, afinal o objetivo é provar que dá para fazer, uma vez provado, podemos então estudar, aprimorar, testar e produzir uma versão mais completa e que atenda a necessidade da indústria.
Usando um IDE (ambiente de desenvolvimento) para a linguagem .NET comecei a criar as janelas, botões, funções, procedimentos e recursos (código fonte) para resolver as questões e conceitos que elaborei no meu caderno e agora vamos ver os resultados a partir das imagens a seguir:A janela, interface com o usuário, ao iniciar o programa é bem simples como afirmei. O objetivo era somente provar que é possível criar um programa de tratamento de imagens do zero a partir do conhecimento de alguma linguagem de programação e das técnicas e exigências envolvidas no sistema de impressão gráfica.
![]() |
| Canal separado do Yellow (amarelo) |
![]() |
| Canal separado do Magenta (magenta) |
![]() |
| Canal separado do BlacK (black) |
![]() |
| Canal separado do Cyan ou Cyano (Cyan) |










Comentários
Postar um comentário