Aprimorando o software para separação de cores e retículas!


 Dizem que a prática leva à perfeição, grande é minha satisfação em afirmar que é verdadeiro esse ditado.

Não só a prática mas, a pesquisa, dedicação, impulso criativo, coragem no desafio e certo grau de persistência fazem com que você se destaque, sendo melhor no que faz ou no trabalho que realiza dentre tantos possíveis.

Calma, ainda não posso dizer que aquele aplicativo que iniciei, quase como uma "brincadeira", cerca de 4 (quatro) dias atrás, pode ser considerado um software RIP profissional, e que pode substituir os atuais softwares caríssimos e aplicativos de workflow de sua empresa. Existe ainda um longo caminho a percorrer para que um dia esse pequeno aplicativo seja chamado de "profissional". Verdade seja dita, esta bem bacana, e arrisco dizer que pode ser utilizado, mesmo que ainda tímido, para gerar clichês e realizar algum tipo de impressão em cromias mais simples em máquinas flexográficas de 3 ou 4 cores mais modestas, e quase profissionalmente para serigrafia de estamparia de camisetas por exemplo.

Depois de minha última publicação, que inclusive já conta com um vídeo ilustrando seu funcionamento (também disponível no Youtube) resolvi implementar mais o programinha, inclusive testar a impressão em minha inkjet colorida, canal por canal (separação), no bom e velho conhecido método tira-retira

Sem saber ainda se a técnica que empregaria seria adequada e precisa para registrar a sobreposições de cores separadas e reticulas uma a uma a partir de uma inkjet, o resultado me surpreendeu muito, não só pela qualidade mas pelos encaixes das cores.

E voilà, as imagens a seguir são um registro fidedigno do que venho ensinando ao longo de minhas publicações e consultorias, que é possível solucionar várias etapas da prepress (pré-impressão), criando às próprias ferramentas de edição ou usando aplicativos alternativos e de baixo custo para a indústria gráfica, muitos até gratuitos.

Vamos ver então como ficaram as etapas de separação e testes de impressão nesta nova versão do aplicativo:

Imagem master, gerada automaticamente em registro com o halftone aplicado pelo programa, imagem para conferência e ajustes de impressão


Da esquerda para direita 1) impresso feito a partir da separação de cores, usando a técnica tira-retira; 2) halftone automático, imagem gerada pelo sistema com todas as cores sobrepostas uma única entrada de impressora; 3) primeiro teste de impressão onde ainda não havia aplicado às correções de cores, método usado tira-retira (cor a cor)


Imprimindo a 1ª cor cyan em impressora inkjet - 1ª entrada na impressora
Sobreposição da 2ª cor magenta sobre o cyan - 2ª entrada na impressora

Sobreposição da 3º cor Yellow sobre as cores Magenta e Cyan - 3ª entrada na impressora
Impressão da última cor Black sobre as cores Yellow, Magenta e Cyan finalizando a cromia - última entrada na impressora finalizando a impressão.

Apesar de um pouco fora de foco, (foto celular muito próximo - foco deficiente), podemos ver o perfeito agrupamento das retículas, formando a "roseta" típica da offset, resultado da inclinação das retículas que evita o moiré. Também a variação dos diâmetros dos pontos redondos de cada cor, que formam as cores e imagem da cromia.

Estou convencido que uma separação de cores com o aplicativo que crie, inicialmente para ilustrar uma matéria do blog, na forma com que ele se encontra, pode ser usado para impressão de transparências (Fotolitos) para serigrafia (telas de silk-screen), e que o registro ficaria perfeito, podendo ser usado para estampar camisetas, tecidos, sacolas, pastas, cartazes ou outro produto que necessite de imagens CMYK (cromia) e formatos maiores de retículas (lineaturas menores), como os usados em outdoors, por exemplo.

GOSTOU DO CONTEÚDO? GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES, TREINAMENTO OU UMA CONSULTORIA? DESEJA APRENDER A PROGRAMAR E ENTENDER MAIS SOBRE FLEXOGRAFIA? 
Entre em contato: flexonews.br@gmail.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calculando a engrenagem Helicoidal

Como eu calculo a quantidade de material plástico em kg?

Dimensionando anilox GTT