O que é escala Pantone?


Definir uma cor, formular e padronizar uma tinta é uma tarefa que pode variar de empresa para empresa. Os coloristas, pessoas responsáveis por preparar cores nas fábricas de tintas e nas indústrias gráficas, usam suas expertises, bom senso e um olhar clínico espetacular para misturar cores, pigmentos, corantes e como um "bruxo" em seu caldeirão trazer o resultado que queremos de tom e cobertura da tinta.

Por outro lado, este tipo de profissional, além de muito especializado esta cada vez mais difícil ser encontrado, tornando-o bem raro nos dias de hoje. Outro fato é a padronização e constância que temos que ter além de controles rígidos de utilização de insumos e impactos que, com seu uso desordenado pode causar aos bolsos das empresas e ao meio ambiente resultados danosos e caros.

Destas considerações do segundo parágrafo, podemos concluir que uma forma mais prática e constante e ter um guia ou formulação para que sempre possamos realizar de forma igual as cores e também que padronize os nomes das tintas e seus tons igualitariamente em todo o Globo seria a opção mais sensata.

Surgiu então a escala Pantone. Pantone não é marca de tinta e sim um sistema de combinação, comunicação e identificação de cores desenvolvida em 1960 pela empresa que tem o seu nome, Pantone Inc.  

Este sistema é amplamente utilizado em diversas indústrias, não só na indústria gráfica de onde ganhou grande notoriedade, para permitir e garantir a repetitividade e padronização das cores e seus nomes mundialmente.

Na indústria gráfica a Pantone mais famosa e também a mais utilizada é a Formula Guide. Esta Pantone funciona como um guia que tem uma pequena amostra de cor impressa em uma ficha e abaixo desta cor impressa uma fórmula de cores de outras tintas (pigmentos) para se misturar e obter a cor da amostra. A Pantone usa do princípio de combinar misturando tintas monopigmentadas em proporções que podem variar de 0% a 100% divididas em até quatro grupos de cores primárias. Esta cor produzida recebe um número, exemplo Pantone C485 ou Pantone U485. O "C" e o "U" refere-se ao tipo de substrato, onde temos o papel Brilhante (C) e sem brilho ou fosco (U)

Segundo as escalas é possível, utilizando estas cores monopigmentadas em até quatro composições devidamente misturadas, facilmente produzir mais de 1700 cores, desde tons pasteis até cores sólidas vibrantes e intensas.

Inktone para formular e aproveitar
Tintas Pantone em estoque 
Dentre as cores monopigmentadas estão: Orange (laranja), Green (verde), Process Black (Preto processo ou cromia), Process Yellow (Amarelo processo ou cromia), Process Magenta (Magenta), Process Cyan (Cyan ou ciano), Transparente White (Branco Transparente ou verniz de corte), White (branco), Rubine Red (Vermelho Rubi), Violet (violeta), Warm Red (vermelho quente), Reflex Blue (azul reflexo), e diveras outras.

Eu desenvolvi um aplicativo que faz apresenta estas fórmulas e uma forma de reaproveitar as tintas (cores) Pantones já preparadas em seu estoque para utilização, caso você queira adquirir basta entrar em contato flexonews.br@gmail.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calculando a engrenagem Helicoidal

Dimensionando anilox GTT

Como eu calculo a quantidade de material plástico em kg?