Alternativa às máquinas importadas dos EUA
Caso realmente os tarifaços aconteçam e a reciprocidade também, nós empresários brasileiros, precisamos encontrar uma alternativa para substituir as máquinas e tecnologias do Tio Sam.
Uma das alternativas é comprar máquinas e equipamentos da China. Sim, a China tem bons equipamentos gráficos em especial para banda estreita em sistemas flexográficos, letterpress (rotativa e batida), silk-screen rotativo e plano ambas automáticas e rolo a rolo e para banda larga tanto Flexográficas quanto rotográficas possuem uma grande variedade de tamanhos, grupos impressores e larguras.
Há diversos modelos e configurações que para listá-las aqui consumiria um tempo e uma quantidade de linhas inimagináveis.
Claro que, existem máquinas de todos os tipos, preços e qualidade tanto de construção quanto de qualidade de impressão, mas sem dúvida mesmo as de menor qualidade de impressão em muitos casos são superiores as que hoje são fabricadas aqui no Brasil, sem ofender ou desmerecer os fabricantes nacionais que possuem equipamentos mais simples e com poucas inovações tecnológicas, em outras palavras, fabricam a mesma coisa a mais de 30 anos sem inovar.
Com a internet cada vez mais evoluída e com a facilidade do uso de AIs (Inteligencia Artificial), tradutores em tempo real nos mais diversos idiomas e a facilidade de comunicação em tempo real, sem necessidade de interpretes ou custos elevados de ligações internacionais, ficou muito fácil fazer negócios internacionais e entender os produtos oferecidos pelos fabricantes de outros países.
Eu já tiver oportunidade não só de operar alguns equipamentos fabricados na China e Taiwan e confesso que fiquei satisfeito com os resultados e facilidade de operação. Também, acompanhei algumas negociações e realizei alguns estudos de viabilidade de compra e aquisição dentre alguns fabricantes Chineses e os custos, tanto de aquisição quanto de logística e instalação, ficavam bem abaixo de similares nacionais de mesma categoria. Ainda tenho alguns contatos no "Império Celestial" de onde podemos obter bons equipamentos e preços competitivos para quem deseja importar uma boa máquina flexográfica, letterpress ou rotográfica para banda estreita ou banda larga.
Comentários
Postar um comentário