Em quantas vezes devemos cobrar os clichês do cliente?

 

Seguindo a mesma linha de raciocínio da cobrança das facas, que comentei e fiz uma sugestão de uma fórmula de cobrança, os clichês são muito particulares e muito personalizáveis para cada trabalho e cliente, por este motivo cobramos integralmente os valores de cada conjunto.

Mas a cobrança deve ser feita em função da negociação que fazemos com o cliente e com as políticas internas de cada empresa. Há empresas que cobram o clichê de uma única vez, no primeiro pedido e nos próximos (repetições, quando há recompra do cliente sem alteração dos clichês), dá-se o desconto referente ao valor pago no primeiro pedido pelas pelos fotopolímeros.

Outras empresas, quando podem ou conseguem, a cada novo pedido inclui o valor de um novo jogo de clichês, mesmo não havendo regravação ou reposição, hoje muito raro isso acontecer devido aos preços cada vez mais apertados e concorrência mais acirrada.

O mais comum é dividir o valor dos clichês juntamente com cada pedido feito, quando há programação de entrega e uma boa relação com o cliente. Isso garante preços mais acessíveis para o cliente e melhor competitividade junto aos concorrentes, mas, como disse tem que haver confiança na programação e no cliente, imagine um cliente com 5 modelos de etiquetas e cada jogo de clichê por modelo ter um custo de R$900,00, o investimento neste caso será da ordem de R$4500,00 pagos por nós, antes mesmo de ter entregue o "boleto" ao cliente de nosso trabalho. Não vale a pena arriscar.

Outras vezes o custo do produto impresso, do trabalho do clientes e o volume por ele adquirido é muito inferior ao custo dos clichês, neste caso temos que cobrar antecipado o valor do clichê e o valor das etiquetas serão cobrados a parte, na entrega do produto. Isso garante que você não vai tomar uma "canseira" e também dá mais transparência no negócio, alguns faturam o clichê diretamente da clicheria para o cliente, como acontece com facas personalizadas.

Mas e os clichês de "AGRADECEMOS A PREFERÊNCIA!", comum nas etiquetas genéricas de 40x40mm para padarias e mercadinhos, como cobrar? A mesma ideia da cobrança da faca genérica, uma pequena fração de custo de personalização de etiquetas, hipoteticamente seria algo assim:

Neste caso temos um pequeno valor acrescidos em cada rolinho de etiquetas impressa genérica, já que é um produto de estoque, um produto que geralmente temos pronto para atender clientes em pequenas quantidades ou que não necessitam de personalização. Chamo este produto de "produto de balcão" que pode ser vendido para qualquer empresa, comércio ou cliente interessado.

Conclusão: Devemos cobrar pelos clichês - SIM, como ele é parte integrante do produto do cliente, determinante para a personalização e individualização do produto e só serve para aquele cliente específico, podemos considerar como um insumo indispensável para o produção, por isso, deve ser cobrado. Como cobrar vai da relação e do investimento que esta disposto a fazer com o cliente podendo ser de uma única vez, dividido por entregas ou até não ser cobrado a título de cortesia quando se pretende ou tem a intenção de cativar o cliente em busca de outros trabalhos mais interessantes que o cliente necessite e você possa fornecer com melhor margem de lucro.


 

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