segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Tinta que esta no tinteiro devo devolver na lata de tinta original?


 Alguns impressores me perguntam se depois de terem realizado o trabalho com as cores Amarelo (Yellow), Magenta, Cyan e Preto (Black) podem devolver o resto de tintas para a lata (balde ou galão) de tinta virgem de mesma cor?

A resposta é NÃO, DE JEITO NENHUM.

Mas não é a mesma cor, não veio do mesmo balde?

Sim para a mesma cor e sim para veio do mesmo balde, pote ou galão mas, tem um detalhe muito importante porque você não pode devolver a tinta usada para o mesmo recipiente da tinta virgem.

Imagina você que ao trabalhar, você abriu a lata de tintas colocou no tinteiro um volume de tinta e completou com solvente (água, diluente, etc.) e começou rodar o serviço.

Seu tinteiro é um circuito fechado? Não claro que não, então o pó do ambiente, as interferências de calor e humidade incidirão sobre a tinta.

Depois o pó do papel ou substrato será carregado para dentro do tinteiro pelos clichês. 

Como eu disse ainda a pouco a consistência e viscosidade da tinta terão que ser corrigidas ou no início do trabalho ou no decorrer dele, então você vai agregar a uma tinta pura (ou quase isso) solventes, diluentes e produtos que mudarão tanto as características físico-químicas quanto o tom e a densidade da tinta.


Ai tem outros fatores, respingos de graxa e óleo provenientes das engrenagens e lubrificação dos eixos, desgastes das lâminas doctor blade (metal), desgastes dos rolos de borracha, restos de tintas que ficaram incrustadas nos cantos dos tinteiros, rolos de borracha e rolos anilox, e quando não acontece o pior aquela goteira danada que insiste em pingar uma tinta sobre o tinteiro de baixo.

Bem, se estes não são motivos suficientes de que você não pode misturar as tintas não sei mais o que pode lhe convencer de que misturar você não só contamina tintas puras quanto diminui o sucesso de reprodução de suas cromias (tendo como base o exemplo das cores CMYK citadas) nos próximos serviços (trabalhos), e a cada nova "mistura" a coisa se agrava.

Espero ter ajudado a entender por que não se deve misturar tintas.

Quer saber mais? Pode contratar meus serviços de assessoria e consultoria contato flexonews.br@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...