segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Que papel eu uso para fabricar etiquetas de automação?

 


Seguindo a nossa linha de postagens sobre etiquetas de automação, as famosas etiquetas brancas, sem impressão, uma dúvida que paira sobre os novos convertedores é sobre que tipo de papel usar para fabricação desta etiquetas.

A resposta depende da aplicação e o método de impressão que o seu cliente vai usar.

Por exemplo, se o seu cliente for utilizar uma impressora térmica com ribbon de cera ou até misto recomendo que use o papel Transtherm (este é o nome comercial de uma famosa fábrica de papéis autoadesivos no Brasil ok), mas pedindo por este nome, é possível que seu fornecedor ou fabricante possa ter um que lhe seja similar e atenda.

Este papel foi especialmente desenvolvido para uso em impressoras térmicas com ribbon ok, dão qualidade na impressão, não soltam "pó" do recobrimento na impressora e possuem uma superfície apropriada para esta finalidade.

É mais caro? Sim claro que é, por isso seu cliente pode não aprovar o orçamento. neste caso você pode optar por produzir a etiqueta em couchê, que não é indicado 100% para esta finalidade mas, como se diz, serve.

Já se o seu cliente não vai utilizar ribbon, mas mesmo assim ainda quer usar uma impressora térmica temos que lhe oferecer o papel térmico. Este papel tem uma superfície que é sensível ao calor da cabeça de impressão e sem o uso de ribbon permite "revelar" os dados da etiqueta que será impressa. É o papel igual (conceito de funcionamento ok), os cupons fiscais ou tickets de papel térmico.


A cola? Que adesivo eu devo usar?

Neste caso há dois principais, mas a indicação mais correta deve ser feita através do levantamento da necessidade de seu cliente. Isto quer dizer que você deve saber onde ele vai aplicar a etiqueta e por quanto tempo ele quer que esta etiqueta ou sob que condições ele quer que ela permaneça aderida.

Temos duas formulações (tipos por assim dizer) de adesivos que são os a base acrílica e os hot-melt (que antigamente chamava-mos de adesivo borracha).

Cada qual tem suas características, vantagens, desvantagens e uma aplicação mais adequada. Consulte seu fornecedor para saber quais os tipos de adesivos, gramaturas e aplicações este se aplicam para indicar corretamente para seu cliente.

Quer saber mais? Pode contratar meus serviços de consultoria e assessoria na área de rótulos e etiquetas, contato: flexonews.br@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...