quarta-feira, 7 de outubro de 2020

O mercado dos marketplaces


 Em tempos em que muitas empresas deixaram de produzir, outras deixaram de existir e algumas mudaram seu foco mas um segmento específico não só cresceu mas ofereceu grandes oportunidades não só para economia informal mas para os fabricantes de embalagens, fabricantes de etiquetas e empresas de transporte e logística, sabe me dizer qual é?

Bem se você respondeu vendas on-line acertou. Vendas on-line ou marketplaces ofereceram oportunidades não só para quem produz e vende mas para quem estava a tempos (muito antes da pandemia) desempregado, fazendo agora entregas no modelo freelance, deu oportunidade para muitas empresas de embalagens produzirem até mais que o mesmo período do ano passado, investimentos em logísticas, cadeias de distribuição e crescimentos de CD (centros de distribuição) e contratação de embaladores e pessoal de logística houve um pequeno aumento justamente para suprir este novo e promissor mercado (que tende a se perpetuar e só crescer de agora por diante).

E as indústrias de etiquetas se beneficiaram com isso e muito. Apesar de etiquetas de automação e logística terem pouco valor agregado por serem em geral em papel térmico ou couchê e sem impressão e por possuirem muitos concorrentes diretos (pois quase toda indústria de etiquetas possui facas nas medidas padrão destas transportadoras), este mercado deixou muita gente com de bom humor mesmo nessa "crise" inclusive no período de maior confinamento da pandemia.

As empresas de etiquetas, principalmente os pequenos que acreditava-se que iriam sucumbir com este momento foram as que mais se beneficiaram. Fabricavam etiquetas nos formatos 40x25mm e 100x150mm (como referência) e vendendo até com "declaração de conteúdo", como pessoa física, aproveitaram os próprios marketplaces para comercializarem aos vendedores etiquetas para logística.

Foi e esta sendo um excelente negócio, mesmo com concorrência já que é uma etiqueta que pode-se estocar sem medo de "perder" ou cometer erros de impressão, datas, códigos, cores, etc., comum em impressos em geral.


As indústrias de embalagem também ganharam muito com isso, são caixas de papelão vendidas, saquinhos, plástico bolha, papéis para embalagem, fitas adesivas, fitilhos e tantos outros produtos relacionados a pacotes e embalagens que, de certa forma, continuaram a serem vendidos sem muito impacto pelo covid.

Agora a pergunta é: até quando o mercado, como esta, vai absorver os produtos de logística e a segunda pergunta é, onde estão sendo depositados todos este resíduos?

É, eu acredito que o consumo deste material, que aumento consideravelmente abre um novo nicho de mercado ou promove um pouco valorizado e até esquecido só lembrado em reuniões da ONU ou quando algum prefeito fala dos aterros sanitários e lixões que é o de reciclagem de embalagens.

Muita embalagem esta indo para os aterros sanitários, lixões sem serem devidamente aproveitadas, em especial as de papeis, cartões e plásticas (as mais preocupantes).

Acredito que a promoção de marketplaces esta sendo muito bem vinda, mas eles não estão OLHANDO PARA O RESÍDUO gerado que é enorme e que deve ter sua atenção agora, antes que problemas maiores aconteçam no futuro.

Então fica ai a dica, quem quiser embarcar no mercado de reciclagem de embalagens, tornando a embalagem mais proveitosa, utilizável e gerando menor resíduos vai pegar um FILÃO ENORME DE MERCADO, pois, acredito que em breve será a nova PEGADA dos marketplaces valorizando quem usa, reutiliza ou recicla as embalagens.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...