sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Por que não gravo vídeos de minhas abordagens e temas do blog?


 Recentemente fui perguntado por mais de um leitor por que eu não gravo vídeos?

Bem, vamos lá. Conhecimento é uma ferramenta que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso correto? 

Se você busca conhecimento em blogs sérios como o que estou comprometido a escrever, você encontra informações, técnicas, debates de assuntos que trazem parte desse conhecimento. Então se você faz sua parte e se esforça para ler, tenho a certeza que você esta em busca de respostas e esta empenhado em encontrá-las.

Sei que o mundo é moderno, que é dinâmico e que muitos vídeos quebram um baita galho, mas se você busca conhecimento deve fazer sua parte e se esforçar e após ler, encontrar o que busca ou se ficar aquela dúvida você terá o ponto de partida para novas pesquisas e experiências. 


O blog (assim como seria um vídeo baseado no texto do meu blog) tem o objetivo de primeira orientação e apresentação do assunto e caso você queira se aprofundar mais poderá contratar não somente os meus serviços de assessoria mas de outros profissionais e empresas ligadas ao assunto. Por exemplo, não sei se eu seria a pessoa mais indicada para falar sobre impostos e taxas de importação, nestes casos um contador que tenha essa vivência e especialização é o profissional mais indicado.

O outro detalhe é que gravar vídeos requer: 

  • um bom equipamento de vídeo - câmera de boa qualidade e estas custam caro;

  • um software de edição de vídeo - se não fica uma bela porcaria, há cortes a fazer, edição de cores, melhoramentos (por melhor que a câmera seja, há sempre ajustes a fazer), etc;
  • computador com bastante memória RAM, compilar vídeos precisa de processador e memória, para fazer coisa boa claro, fazer porcaria ai qualquer coisa serve.
  • um ambiente que seja tranquilo, quieto e com iluminação apropriada;
  • por falar em iluminação é outro item caro, não é uma lâmpada, são de 4 a 6 pontos de luzes diferentes para se obter resultados bons;

  • tempo para realizar a filmagem - o tempo usado para gravação;
  • tempo para edição da filmagem - este tempo geralmente consome de 5 a 6 vezes o mesmo tempo da gravação, para se ter uma ideia 20 minutos de filmagem levam de 2 a 3 horas para ficarem prontas na edição e gerar de 5 a 8 minutos de vídeo final;
  • revisão dos textos pois marcas, nomes, imagens e o conteúdo todo deve ser bem e muito bem revisto para não infringir os direitos de imagem e para que a linguagem utilizada não seja qualificada como imprópria tendo assim o canal ou vídeo bloqueado;
  •  Este são só alguns pontos e tem mais...

Tudo isso citado acima deve ser original, não estou falando em usar o tal Sony Vegas Pirata ou o Adobe Premiere também "Corsário", se você vai fazer algo e quer ter seu trabalho respeitado tem que respeitar os dos outros, concordam?

Cada processo e etapa citada anteriormente tem um custo, este custo quem se propõe a pagar? É bem difícil, quando você fala em colaboração, patrocínio as empresas e até os leitores correm como quem viu um fantasma ou assombração.

Monetizar vídeos no youtube só da certo se você tem ao menos 5 milhões de inscritos para começar a valer a pena e ter alguma retorno (e agora existem tantas restrições que até canais com 5, 10 milhões de inscritos estão com monetização bem baixa). Um detalhe vídeo monetizado são aqueles vídeos que você começa assistir ai entra uma "propaganda", ai mais 5 minutos mostra outra e cheio de propagandas que você desiste ou perde o foco do que esta vendo.

Ai também tem outro detalhe, tem alguns desocupados, essa é a palavra, que não movem uma única pilha de papel, não limpam um tinteiro (usei termos da indústria gráfica ok 😆), e vão lá no vídeo criticar o seu trabalho, fazer comentários maldosos e se aproveitar da área de comentários para pegarem carona e fazerem seu "jaba" de produtos e serviços para venderem sem patrocinar, agradecer ou sequer pedir um espacinho nosso aqui.

Eu posso gravar vídeos sim, sem problemas, mas teria que viabilizar o investimento de tempo e equipamento na base de ter patrocínio (ou permuta depende tudo é estudado), afinal é o meu tempo e conhecimento que esta sendo utilizado pesquisando para fazer matérias interessantes e úteis para os leitores e no caso de vídeos telespectadores.

Já até tentei fazer "parcerias" e até "permutas" com empresas fabricantes de máquinas, tintas, papéis, insumos e a resposta sempre foi NÃO. Então, por este motivo e não achando justo eu me esforçar  e não receber nada por isto apesar de amar ensinar e passar os conhecimentos, fazer pesquisa e ajudar. 

Um fato que inclusive já aconteceu mais de uma vez de algumas pessoas usarem meus materiais e apostilas para ministrarem seus cursos e "consultorias" alegando eles serem os autores, isso desanima.

Bem, fica ai minha explicação, não que eu descarte a possibilidade de gravar vídeos e colocar no youtube, mas no momento o custo X retorno não justifica eu investir dinheiro, tempo e ter este trabalho todo. 

Quer patrocinar? Gostaria que divulga-se seu produto, empresa ou negócio? Entre em contato: flexonews.br@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...