quarta-feira, 6 de maio de 2015

Viscosidade e a influência na tinta flexo


Viscosidade é a resistência que um fluido (líquido ou gás) oferece ao escoamento. Por exemplo Mel é mais espesso (e por consequência viscosos) que a água. O óleo é mais viscoso que o álcool e assim por diante. Quanto mais viscoso for um líquido, mais este demora para escoar, ou seja, para passar de um recipiente para o outro (em uma explicação mais simples).
A viscosidade interfere diretamente na qualidade de impressão.
Uma tinta a base de solventes muito viscosa demora mais para secar, mantem solvente residual, e pode decalcar no verso da embalagem no momento do rebobinamento.
Já uma tinta muito "rala" ou fina (menos viscosa) tem um aspecto transparente na impressão, fica sem brilho e "pálida", pode secar em excesso o que não permite uma qualidade de transferência legal, falhando na impressão (momento entre o contato clichê e substrato).
Tintas a base de água são menos problemáticas que tintas a base de solvente e permitem variações maiores entre as viscosidades. Por exemplo, uma tinta para banda estreita a base de água pode ter variações entre 5 segundo para mais ou para menos sem interferirem em nada na qualidade de impressão e secagem. É muito comum as tintas a base de água já serem vendidas prontas para uso, basta tirar da embalagem para o tinteiro e começar a impressão. Mas é importante lembrar que no decorrer da tiragem (impressão) é necessário corrigir as viscosidades para se obter os mesmos resultados de qualidade e cores do início ao fim do trabalho.
Gostou desta matéria? Se sim, assista o vídeo, dê um "joinha" e comente sugerindo novas matérias ou assuntos que você deseja ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...