domingo, 3 de maio de 2015

Distorção de clichês - por que ela existe?

Em flexografia, diferente de off-set ou rotogravura é necessário distorcer a arte ou fotolito (hoje somente o clichê, pois o fotolito esta em desuso) para que este possa se adequar corretamente ao cilindro porta clichês e assim permitir uma impressão no passo (tamanho) correto, seja da embalagem seja do rótulo ou etiqueta.
Mas por que precisamos desta distorção?
O que muita gente não sabe (ou não contam para elas) é que o diâmetro primitivo é exatamente o perímetro ou comprimento máximo, após uma volta completa, que a engrenagem realiza após um giro.
Complicado?  Vou explicar melhor:
Digamos que uma engrenagem hipotética tenha um diâmetro primitivo de 100mm (dez centímetros), e que a fórmula para o perímetro (comprimento da circunferência desta dada engrenagem) seja:


Perímetro = Diâmetro primitivo X π 
Onde PI (π) é uma constante com valor de 3,14159.... 
Vamos usar somente o valor de 3,14 para facilitar a conta. bom vamos ao Cálculo:

Perímetro = 100 X 3.14
Perímetro = 314mm

Então, para uma engrenagem hipotética de 100mm de diâmetro primitivo teremos 314mm de perímetro. Isso quer dizer que esta engrenagem em cada volta sobre seu eixo corresponde a 314mm, é o máximo que você poderá reproduzir com ela. Isto que dizer que você pode fabricar com esta engrenagem uma embalagem de 31,4cm, (314mm), duas de 157mm; três de 104,66mm e assim por diante (notem que são múltiplos ok). Mas com esta engrenagem não é possível reproduzir embalagens de 320mm ou maiores que 314mm, para isso deve-se utilizar uma engrenagem com mais dentes para obter o resultado e medidas esperadas.
Bom, até o momento falamos das engrenagens, mas precisamos de um cilindro que seja compatível e correspondente a esta engrenagem, este cilindro é chamado de porta clichês.
Existe um porta clichês para cada cor que queremos reproduzir até o total de unidades impressoras (grupos impressores) de sua máquina. Por exemplo, se desejamos reproduzir uma cromia de uma embalagem de 314mm precisamos de 4 engrenagens de 100mm de perímetro e mais quatro cilindros porta clichês compatíveis com esta engrenagem.
Agora que já sabemos que precisamos de cilindros porta clichês precisamos entender um fato matemático e mecânico que ocorre com esta ferramenta. 
Para reproduzir 314mm de comprimento a engrenagem deve ter o diâmetro de 100mm. Até o momento concordamos, mas e o porta clichês deve ter quanto de diâmetro?
Por analogia, chegamos a uma resposta rápida, e até sem pensar muito: 100mm também.
Ok, correto em partes.
Esta correto pelo fato que ao imprimir a somatória de meu clichê e fita dupla face (material adesivo que é utilizado para fixar o clichê sobre o cilindro) deve estar na mesma altura do primitivo. Mas errado se pensarmos que o cilindro sem estes clichês e dupla faces devam ter exatamente a medida do primitivo.
Vou explicar: O clichê possui uma altura (espessura) que vamos hipoteticamente dizer que seja de 1,14mm* e que meu dupla face tenha uma espessura de 0,38mm**. Se estes dois elementos forem colocados sobre o cilindro de 100mm de diâmetro, o diâmetro final vai ser 3,04mm maior que o diâmetro primitivo da engrenagem, fazendo com que esta "desengrene" das outras engrenagens e assim não permitindo a correta impressão.
Então como resolver?
A solução na fabricação dos cilindros é rebaixar este cilindro deixando o GAP (espaço para acomodação do clichê mais dupla face) de 3,04mm. Seguindo este raciocínio o meu cilindro para uma engrenagem de 100mm de diâmetro será de 96,96mm de diâmetro.
Tendo seguido este modelo, ao colocar agora a fita dupla face + o clichê sobre o cilindro atingimos exatos 100mm de diâmetro ficando exatamente na mesma medida do primitivo e assim permitindo um perfeito engrenamento das engrenagens, pressão de impressão e perímetro sobre o cilindro.
Mas notem, se o cilindro é menor, o clichê não pode mais ter 314mm, pois esta medida é correspondente a 100mm de diâmetro. Para 96,96mm o tamanho (perímetro) deve ser menor. Por este motivo temos que reduzir nossa arte, fotolito e consequentemente o nosso clichê para o novo valor. 
Esta distorção no entanto deve ocorrer somente no sentido de comprimento de impressão, ou seja, somente no sentido em que o clichê vai envolver o cilindro. A largura não será afetada por esta redução do cilindro então não é necessário distorção ou qualquer compensação.
O mais importante a se levar em conta no entanto é que independente do GAP que foi utilizado qualquer alteração na espessura do clichê ou do dupla face interfere na porcentagem que o clichê ou arte serão reduzidos. E se as medidas de dupla face sofrerem redução a distorção será maior, se forem aumentadas será menor. Por outro lado, alterar as medidas padrão podem implicar em marcar e defeitos de impressão como o efeito "Zebrado" provenientes do ruído das engrenagens, excesso de pressão ou falhas na impressão, desencaixes sutis devido a alterações nas medidas e qualidade baixa na reprodução de retículas e traços finos.
Não deixem de acompanhar nossas postagens e deixarem seus comentários. Nosso próxima postagem falaremos como calcular a distorção para clichês.

*Apesar de existirem espessuras de 1,7mm, 2,84mm, etc., selecionamos 1,14mm pois é a mais comumente usada em todo mundo na atualidade.
**Adotamos a medida de 0,38mm (0,015") por se a mais utilizada em todo o Brasil.
PARA SABER MAIS SOBRE FLEXOGRAFIA, DISTORÇÃO DE CLICHÊS, ARTES, QUALIDADE DE IMPRESSÃO E EQUIPAMENTOS, ENTRE EM CONTATO.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...