segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Projetando e construindo sua própria máquina, é possível?

 


A muitos anos dou assessoria e suporte para as empresas de rótulos, etiquetas e de impressão flexográfica em geral. Já escutei muita coisa, vivencie e vi muitas outras.

Algumas confesso que fique admirado com tanta tecnologia, outras fiquei surpreso com tamanha simplicidade funcional e algumas, fiquei com medo de tanta gambiarra perigosa envolvida não só na construção como no projeto.

Nós, brasileiros, temos aquela coisa de "dar um jeito em tudo", aliamos a isso total falta de preparo e materiais e por que não dizer de dinheiro chamamos de GAMBIARRA.

Algumas, são tão sofisticadas que se tornam parte integrante da máquina ou equipamento e outras chegam a gerar patentes e deixar seus inventores ricos.

Nos Estados Unidos e na Europa é comum considerado um tipo de hobby incentivado por muitas empresas fornecedoras de matérias primas, a construção caseira do que quer que você possa imaginar. 

Barcos, carros, máquinas, foguetes, aviões e até mesmo utensílios para cozinha, jardinagem e brinquedos são construídos nas garagens de quase todos os hobbistas espalhados pelos cinco continentes. 

Para estes construtores os europeus e americanos tem um nome. Calma não é maluco não, como a gente costuma rotula aqui no Brasil, de forma pejorativa e invejosa quem se dedica a criar algo. Lá estes construtores são chamados de home builders (construtores residenciais).

Bem, mas voltemos ao foco do título deste post, é possível construir sua própria máquina?

A resposta é SIM É BEM POSSÍVEL e é MAIS FÁCIL DO QUE VOCÊ PODE IMAGINAR.

Claro que a vontade de aprender, o investimento nas ferramentas mínimas, a paciência e disponibilidade de cada um vai impactar diretamente não só no resultado como também na qualidade e tempo de construção.

O mais importante é ter um bom suporte para aprender os conceitos básico de projeto e mecânica, uma lista atualizada de fornecedores de insumos (neste caso aço, rolamentos, tarugos, rolos de borracha, componentes elétricos, parafusos, etc.) é fundamental.

Mas grande parte das peças podem ser fabricadas por você mesmo e algumas com pouco investimento não precisando de torno mecânico ou fresadora como é o caso de certas parte móveis e fixas a exemplo: manípulos, dobradiças, travas de portas, puxadores, alguns mancais e apoios, batentes, espaçadores, gabaritos para montagem, guias, etc., podem ser fabricados com bastante precisão e resistência por impressoras 3D.

No youtube estou colocando uma série de vídeos sobre este e outros assuntos relacionados a projetos que você pode assistir e assim ter uma ideia de como isso é feito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...