terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Preciso ser engenheiro, mecânico ou gênio para construir uma máquina?


Nos dias de hoje temos ofertas enormes de produtos, serviços e informações.

O desconhecimento de algum processo ou serviço já não é mais uma desculpa aceitável para justificar o não fazer, tanto por parte do colaborador como também esta condição se estende ao investidor (lê-se aqui empresário ou proprietário de empresa).

Sim, o desconhecimento hoje é inadmissível, haja visto tantas fontes de informações confiáveis, vídeos orientativos e blogs (como o meu por exemplo, mas nesse caso é preciso ler, coisa que muitos estão deixando de lado este hábito), que entregam de graça informações, conceitos, técnicas, dicas e tantos outros recursos que, a 30 anos atrás era impensável ou custariam horas de treinamento e investimento pelas empresas.

Não estou falando aqui de ser fluente em algum assunto ou se tornar o "Papa" daquela área, estou falando de conhecimentos mínimos para que você possa realizar ou executar uma tarefa ou ao menos selecionar corretamente os insumos e o profissional para fazê-lo.

O conhecimento permite a você analisar, entender e até fazer um estudo de viabilidade do processo ou prática adotada para melhor aproveitar o seu investimento não só financeiro mas de tempo e de recursos.

Mas vamos lá, você precisa ser engenheiro formado, projetista premiado, torneiro mecânico ou fresador ou ainda algum tipo de gênio criativo para projetar ou construir uma máquina, equipamento ou simples dispositivo para sua máquina e assim aumentar a produtividade?

A resposta é NÃO PRECISA. 

Você precisa sim de um mínimo de conhecimento de cada área específica para projetar alguma coisa, no caso de máquinas, conhecimentos de mecânica básicos.

Por exemplo: você deve saber fazer os cálculos de conversão de milímetro para centímetro e polegadas e vice e versa; saber usar um paquímetro, um micrômetro, trena e régua; ter um conhecimento básico de desenho técnico para entender como a peça tridimensional é plotada em suas visões lateral, superior e frontal (eixos X, Y e Z) e um pouco de conhecimento de usinagem para facilitar a escolha das ferramentas e tipo de usinagem para cada uma, inclusive para seu acabamento final (se será pintado, revestido, cromado, etc).

Estes conhecimentos são facilmente adquiridos em muitos sites e há até cursos para aprendizado de alguns destes conceitos de desenho, usinagem e projetos. Não que você vai se tornar um engenheiro com estes cursos, dicas ou tutoriais, mas vai entender o conceito a lógica o princípio por trás da "coisa".

Como eu comentei no post anterior, projetar e confeccionar peças, dispositivos e até máquinas não é impossível, mas requer uma boa dedicação em querer aprender algo novo, ter uma boa inciativa e estar animado para "colocar a mão na massa" e fazer muita coisa por conta própria, sujando as mãos, roupas e sua garagem ou quintal, estar disposto a sacrificar alguns fins de semana e horas de sono para se dedicar ao projeto e em especial ter um objetivo e separar um capital (dinheiro mesmo) para seu novo hobby.

Lembre-se, você pode somente projetar e terceirizar a construção toda, mas mesmo assim em algum momento você deve estar lá, como o torneiro, fresador e o montador para orientar na montagem e até recriar alguma peça ou parte que não se encaixou bem ou ficou fora do contexto ou estética por você imaginados.

O bom é que você esteja empenhado e ciente que terá que dispor mais de seu tempo e dedicação que de dinheiro. Não que o dinheiro não seja importante, ele é o combustível e até um redutor de tempos, pois com mais dinheiro você ganha tempo, contrata mais fornecedores e comprar mais insumos e produtos de uma só vez, mas ele não é o maior limitador, o maior limitador para qualquer projeto é sua mente, você mesmo.

Se você se auto sabotar, se ficar com pensamentos negativos tipo: "não vai dar certo" e principalmente se ficar dando ouvidos a terceiros, que vão fazer diversos comentários, alguns até de incentivo mas grande parte são críticas das mais diversas, ai não terá sucesso mesmo.

Criar, inventar, realizar dependem de quanto conhecimento você vai adquirindo no decorrer do processo de construção de seus sonhos e de sua vontade.

Acredite em você, você pode criar e fabricar o que desejar desde que se dedique e aprenda sobre o que quer fabricar ou fazer.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...