As licenças podem ser gratuitas (GNU, MIT, Apache, etc.) até milhares de dólares quando o assunto são softwares de engenharia, supervisórios e sistemas integrados de automação.
Mas e quando o assunto é imprimir um ticket, ingresso ou crachá para uma feira ou evento? Ou ainda quando é necessário controlar o fluxo de caixa ou a entrada e saída de materiais em uma pequena empresa, como fazer?
Por exemplo, pode-se fazer o controle de estoque através de planilhas como Excel ou Calc, onde o Excel é pago e cada computador deve ter uma licença válida comprada, isso é o correto, e o Calc vem com o Libreoffice e é gratuito.
O sistema operacional você pode ter um Windows 10 pro que custa R$899,00 como pode instalar um Linux baixando um ISO a custo de uma conexão de internet.
Soluções existem para todos os gostos, bolsos e disponibilidades de tempo e conhecimento para realizar as personalizações.
E quando o assunto é imprimir fica ainda pior.
Imprimir uma etiqueta é pode se tornar complicado quando você precisa de um aplicativo que é genérico e serve para todos no mais puro "faça você mesmo". Uma vez aberto o aplicativo precisa configurar o tamanho da etiqueta, os campos, quais são variáveis quais são fixos, as imagens, os códigos de barras, o alinhamento, a impressora, etc. etc. etc.
Nestes casos ter uma aplicação pronta e configurada para ler uma base de dados ou mesmo somente preencher as lacunas é muito mais rápido e confiável quando temos produtos recorrentes ou produção em série.
É nesta esfera que entra o desenvolvedor de soluções e aplicativos ou softwares se você preferir assim.
Um aplicativo simples, como por exemplo um software para impressão de ingressos com numeração sequencia, códigos de barras, QR-Code e dados do show ou evento pode custar bem menos do que você imagina e ainda permite que a exclusividade e autenticidade (violabilidade dos dados) seja mantida muito mais segura e livre de "bisbilhoteiros" estarem criptografadas, coisa que um software comum de impressão não faz.
Há aplicativos que custam a partir de R$25,00 por exemplo, como é o caso de meu aplicativo para impressão de etiquetas do Mercado Livre.
Também existem desenvolvimentos mais complexos com acesso a banco de dados, múltiplas janelas, acesso a rede, personalizados e exclusivos para uma empresa que já tem seu preço um valor diferenciado.
Você que é pequeno empresário pode ter aplicativos desenvolvidos para você e economizar bastante na aquisição de licenças se comparado com soluções comerciais.
Por exemplo, meus desenvolvimentos são feitos em código como C, C#, Java e Android e também PHP, que são linguagens muito flexíveis e permitem interação com diversas plataformas, sistemas operacionais e "idade" entre os equipamentos, isso garante que equipamentos mais humildes em hardwares e softwares OS mais antigos rodem meus aplicativos.
Para saber mais sobre aplicativos exclusivos para sua empresa ou cliente entre em contato. flexonews.br@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário