sexta-feira, 26 de maio de 2017

Após detectar oportunidades

Nesta série de postagens que estou fazendo sobre administração, oportunidades e negócios vamos falar um pouco sobre o que fazer agora depois que detectamos uma oportunidade.
Para ser competitivo basta achar uma oportunidade?
Claro que é importante localizar uma oportunidade para que melhoremos nossa competitividade, mas não! Só a oportunidade não nos faz melhor ou mais produtivo ou competitivo.
É preciso ter COMPETÊNCIA para aproveitar a oportunidade que aparece para nós. Pois toda a oportunidade, por mais simples que seja ou parece, necessita de investimento e se você não for competente em administrar isso não terá retorno (por mais exclusiva e rentável que seja a oportunidade), do capital investido.
De modo geral é preciso que você (quando digo você falo do conjunto proprietário + administração + produção + processo = produto) para aproveitar ao máximo tudo advindo da oportunidade.
Vamos lá, como regra geral, para uma pequena ou grande empresa, para um MEI (Micro Empreendedor Individual) estes conceitos são os mesmos:
    1. PLANEJAMENTO - planejar é a diferença entre ganhar ou perder, sucesso ou fracasso. Como regra planejar ainda quer dizer?
      1. O que será feito?
      2. Como será feito?
      3. Quanto custará?
      4. Quem vai fazer?
      5. Por que será feito?
      6. Quando será feito?
    2. Acompanhamento e controle - nada mais é do que o controle e o registro das informações e a constante comparação com o que foi planejado pelo período.
    3. lógica ou coerência - devemos ser organizados e adequar os processos e materiais para que sejam e atendam as características da oportunidade. Não adianta quere fabricar móveis de aço se nosso ferramental são dimensionados e apropriados para móveis de madeira, não vai dar muito certo.
Um amigo dizia sobre coerência ou sobre a lógica de adequação de processos e procedimentos: "Não adianta ter um foguete se seu objetivo é atravessar a rua!", em outras palavras, se super ou sub dimensionado pode atrapalhar os negócios e o desenvolvimento da oportunidade.
A escolha da ferramenta (neste caso máquinas, equipamentos e acessórios), do pessoal adequado e preparado e das materiais primas corretas poupam grande trabalho e esforços além de permitirem a qualidade do produto final.
Espero que tenham gostado de mais este post.
Deixem seus comentários e sugestões.
Para contato: flexonews.br@gmail.com

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MANTENHA O BLOG ATUALIZADO E ATIVO, DÊ SUA COLABORAÇÃO
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...