sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Pequenos custos que não são contemplados!


Em quase todos os meus clientes de consultoria e treinamento quando são questionados sobre o seu custo de venda acabam por se perderem e darem preços sem o menor sentido.
Há pessoas que, no modelo antigo, multiplicam o custo da matéria prima utilizada multiplicam por 3 vezes e obtém o preço de vendas.
Isso é sem noção!
Outros fazem inúmeras contas e ao chegar no preço de vendas acabam ainda devendo para a produção os custos do produto final.
Isso é prejuízo!
O que poucos sabem é que as mínimas coisas contam na hora de compor os custos, por exemplo:
  • o custo da matéria prima principal, no caso de etiquetas e rótulos o substrato, seja ele BOPP, PE, Papel, etc;
  • o custo dos clichês, produto importante de personalização da marca do nosso cliente, é o clichê que dá exclusividade ao produto que fazemos e é ele quem define que o produto acabado serve somente para um cliente específico;
  • o dupla face - esquecido por muitos, o dupla face representa um valor considerável no custo da produção, pois um único metro quadrado de dupla face pode chegar a custar alto em torno de R$95,00 ou mais, então um pedaço de dupla face de 250mmx250mm (25x25cm) custa aproximadamente R$6,00 - nossa, muitos vão comentar tudo isso? Isso mesmo, se você for fazer uma cromia e mais uma cor pantone com um dupla face nesta medida terá um custo de R$30,00 - parecia pouco no início não é?
  • A fita adesiva usada nas emendas e no fechamento dos pacotes - vocês podem estar me questionando da seguinte forma: "É tão pouquinho que se usa, por que cobrar?" Pelo simples fato que você pagou e este material entrou na composição do produto, como embalagem e como ferramenta (no caso da união nas emendas), só por isso. Em média digamos que de fita por rolo de 100m de comprimento x 250mm de largura consome-se algo em torno de 2 a 4 metros lineares de fita com embalagem. Se sua fita tem  50 metros e custa um rolo de fita algo em torno de R$2,50 de fita você gasta por rolo hipoteticamente R$0,20 - parecia insignificante não acham?
  • a caixa de papelão, vilão do fechamento das contas, pois muitas contas não fecham por conta de esquecer de cobrar as caixas. Hoje uma caixa de papelão para acomodar um rolo de 100m x 250mm de largura custa algo entre R$1,80 a R$2,50. Se você tem uma produção de 10 rolos só de caixas são R$18,00 no caso da mais barata.
  • E a etiqueta de endereçamento e identificação que você usou para identificar a caixa e colocar os dados do conteúdo e cliente, quanto custa? Algo em torno de R$0,15 mais uns R$0,008 de ribbon.
Até agora só coloquei os produtos que normalmente são esquecidos, compor estes custos seria algo em torno de insumos para embalagens e produção (não consideramos o clichê, hora máquina, tintas, e outros produtos que compõe e são agregados ao produto, ok?!) R$2,16 (dois reais e dezesseis centavos) para cada rodo de 100mx250mm. Se for feito somente um rolo o dupla face será igual a 1 x R$30,00 ou seja o custo do rolo será de R$2,16 + R$30,00 = R$32,16.
No entanto, se você fizer dois rolos, o custo será: R$2,16 + R$15,00 = R$17,16.
Por que disso?
Por que o dupla face é usado para fixar o clichê para a produção. Quanto mais você produzir com o dupla face fixando o clichê em uma mesma tiragem, menor será o custo dele impactando no custo do produto final.
O assunto é bem interessante e, entender esse conceito pode levar você a baixar seus custos, ganhar mais ou no mínimo perder menos, que também é bom.
O importante em se entender aqui é que o sucesso ou fracasso podem depender somente do entendimento de como se compõe os custos do produto antes de sair para vende-los ao seus clientes. Se você não conhece seus custos ou  produção de seu produto, ou pior, se você não conhece seu processo o sucesso esta muito mais distante.
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