segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Barato ou caro?

Muitas vezes ouvimos os clientes nos dizerem após receberem a nossa proposta comercial que nosso preço é caro. Outras vezes (que são raras nos dias de hoje), ouvimos esta barato o preço. Alguns até dizem "Não tem nenhuma pegadinha no preço?" ou "Tenho que comprar outra coisa para garantir o preço a este valor (tipo a venda casada)?".
A verdade é que o preço, caro ou barato depende do referencial.
Se temos um só orçamento de tomada de preços, por exemplo para substituição de uma peça quebrada na máquina, o preço não tem referencial algum, e como a gente não é do ramo de "manutenção de máquinas" ou "construção de máquinas" para nós parece ser satisfatórios, nem caro nem barato.
Ao receber uma segunda cotação analisaremos e faremos a comparação com a primeira, tendo então um referencial. Esta comparação pode nos dar a ideia de que o primeiro preço possa ser maior ou menor que o segundo, dando assim a impressão de barato ou caro em relação ao segundo.
Mas não é só isso o preço que serve de referencial, o prazo de entrega e as garantias devem ser analisadas. O que pode parecer caro a primeiro momento pode ter suporte e agrega outros serviços que se comprados isoladamente de um fornecedor que nos oferece a princípio um valor menor tornar-se muito mais caro se adquirido posteriormente.
Outro ponto do caro ou barato é a predisposição em realizar a tarefa, isto se aplica principalmente no setor de serviços.
Analisamos um preço barato quando, não temos a vontade de executar uma tarefa, não sabemos ou não queremos realiza-la com as próprias mãos. Então este preço pode ser considerado barato e nos deixa ainda com tempo de sobra para executar outras funções mais rentáveis e importantes naquele momento em que resolvemos pagar para outro executar uma tarefa.
Agora, se torna caro se temos os recursos, sabemos fazer e temos tempo para tal serviço e resolvemos mesmo assim pagar para outro fazer. E fica mais caro ainda quando selecionamos mal o fornecedor de serviços ou produtos e acaba por ter que a gente refazer tudo (retrabalho), ai sim é que fica caro!
Então o conceito de caro ou barato é relativo a condição que se tem e a habilidade que se dispõe para realizar uma tarefa baseado na comparação de outras opções do mercado para o mesmo serviço ou produto com a qualidade igual ou superior a que seria obtida se nós mesmos as realiza-se.
É isso, antes de dizer se um produto esta caro ou barato faça as comparações seguindo o exemplo do modelo abaixo:
  1. este produto ou serviço é realmente necessário para minha empresa?
  2. se comparado com outros orçamentos o valor e as condições de suporte e garantias são menores e o prazo de pagamento é maior que o oferecido pelos concorrentes?
  3. eu mesmo poderia realizar esta tarefa com o mesmo custo e sem interferir com os compromissos de meu dia?
  4. a qualidade do trabalho realizado por mim ou pela minha equipe justificam serem feitos por nós ou seria mais simples pagar e obter maior qualidade e garantias?
  5. Tenho pessoal ou eu sou qualificado para realizar esta tarefa?
  6. tenho todos os recursos em mãos para realizar a tarefa ou preciso comprar outras ferramentas, insumos ou produtos para que seja possível executar em tempo hábil a tarefa?
  7. se eu realizar a tarefa com meus recursos isso vai tirar o meu sono com dúvidas se realmente realizei tudo no cronograma e da maneira que deveria ser feito?
Se você respondeu de forma duvidosa a alguma destas questões é melhor pagar para fazer. Assim você poderá dormir tranquilo a noite com a satisfação de dever cumprido.

Lembre-se o processo é responsável pela fabricação do produto e as pessoas são responsáveis por fazer o processo acontecer. Quer saber mais e saber como treinar e adequar seu processo entre em contato comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...