quarta-feira, 9 de março de 2016

Sistema de colagem de clichês.

Aqui no Brasil é muito comum, principalmente em banda estreita, colar o clichê manualmente. Através de um dispositivo, monta-se os porta clichês entre pontas e uma ponta faz os esquadros longitudinal e circunferencial e serve de guia para a colagem.
Em banda larga e lá fora (Europa, EUA, Ásia) costuma-se usar os coladores de clichês assistidos. São máquinas que mantém os cilindros presos entre pontas e câmeras de alta resolução e com recursos de macro (ampliação) permitem ampliar um microponto de registro (cruz de registro em forma de um pequeno ponto da ordem de 0,5mm) até 40 vezes ou mais.
As câmeras projetam a imagem captura em monitores que possuem marcas referenciais de alinhamento e sistemas pneumáticos mantém os clichês fixados durante todo o processo de alinhamento.
A precisão destas ferramentas (máquinas de colagem) é de 99,9% e, se comparado com as colagens manuais o desvio é inferior a 0,01mm ou seja um centésimo de milímetro.
Colagens manuais, por mais que sejam realizadas com auxílio de conta-fios ou outro recurso de ampliação da marca de registro oferecem precisão da ordem de décimo de milímetros.
A empresa Altec fabrica coladores para banda larga, não sei se fabricam para banda estreita.
Já, em minha opinião o melhor do mundo em coladores de clichês e tira-provas é a JM Heaford da Inglaterra. O site oficial: http://www.jmheaford.co.uk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...