terça-feira, 29 de março de 2016

O que é carga de máquina?

Carga de máquina é o quanto uma máquina esta carregada ou sobrecarregada de serviços. Isto quer dizer que quando há uma programação de produção feita pelo PCP (Planejamento e Controle da Produção - Production Planning and Control), leva-se em conta qual a máquina mais "vazia" ou com menos trabalhos para que possa-se otimizar ao máximo a produção e diminuir custos e prazos.
A carga de máquina também é regida por outra condição, a da própria máquina. Isto também quer dizer que muitas máquinas na indústria são exclusivas para execução de um determinado trabalho, por este motivo, muitas acabam sobrecarregadas por serem as únicas a realizarem as etapas necessárias para produção de um artigo, produto ou serviço.
Para se controlar a carga de máquina usamos normalmente o gráfico de Gantt e de Pareto e o Diagrama de Venn em uma abordagem mais ampla. Usamos também o diagrama de dispersão em controles mais rígidos para também gestão de qualidade onde o Diagrama de Espinha de Peixe também faz parte.
Mas, voltando ao foco, pode-se controlar a carga de máquina de diversas formas, a mais simples é utilizando aplicativos como Excel e outros desenvolvidos exclusivamente para este fim.
O Galileo (um aplicativo que desenvolvi para geração de orçamentos e ordens de serviços para flexografia de banda estreita) possui, de forma simples, um analisador de carga de máquinas muito útil para avaliar produtividade e uso de equipamentos e sua seleção no orçamento.
Carga de máquinas com somatório dos volumes de produção e médias aritméticas
Lista orçamentos abertos e também OS abertas e finalizadas com total e médias aritméticas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...