A carga de máquina também é regida por outra condição, a da própria máquina. Isto também quer dizer que muitas máquinas na indústria são exclusivas para execução de um determinado trabalho, por este motivo, muitas acabam sobrecarregadas por serem as únicas a realizarem as etapas necessárias para produção de um artigo, produto ou serviço.
Para se controlar a carga de máquina usamos normalmente o gráfico de Gantt e de Pareto e o Diagrama de Venn em uma abordagem mais ampla. Usamos também o diagrama de dispersão em controles mais rígidos para também gestão de qualidade onde o Diagrama de Espinha de Peixe também faz parte.
Mas, voltando ao foco, pode-se controlar a carga de máquina de diversas formas, a mais simples é utilizando aplicativos como Excel e outros desenvolvidos exclusivamente para este fim.
O Galileo (um aplicativo que desenvolvi para geração de orçamentos e ordens de serviços para flexografia de banda estreita) possui, de forma simples, um analisador de carga de máquinas muito útil para avaliar produtividade e uso de equipamentos e sua seleção no orçamento.
Carga de máquinas com somatório dos volumes de produção e médias aritméticas |
Lista orçamentos abertos e também OS abertas e finalizadas com total e médias aritméticas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário