Dupla face somente no clichê ou envolvendo o cilindro todo?


Devo colocar dupla face somente no clichê e depois colar no cilindro, economizando, ou devo revestir o cilindro todo, em sua circunferência e colar o clichê sobre este dupla face? 

Esta é uma pergunta que muitos impressores me fazem e principalmente os donos de gráficas e empresas de conversão.

A resposta é...

O correto é revestir o cilindro todo, em sua circunferência e pelo menos 2cm (dois centímetros) a mais de cada lado na largura do fotopolímero (clichê).

Isso se dá pelo fato que o dupla face, ainda no seu rolo, tem a face descoberta do adesivo mais agressivo e apropriado para ser aplicado na superfície metálica do cilindro (ou na superfície de fibra de carbono da camisa). A parte interna, ao retirar o liner, o adesivo possui um "tempo de cura" diferenciado para fixação do clichê. Este tempo e pegada diferente permite que se possa montar o clichê e reposicionar ele caso seja necessário até o perfeito alinhamento com as marcas de referencia de colagem.

Outro fator é que ao fazer desta forma você promove uma melhor e maior área de aderência, fixando de forma mais eficiente os clichês evitando assim que suas bordas ou "pontas" se levantem (desprendam) e com isso recebam tintas ou se danifiquem no processo de impressão.

"Mas meu cilindro é de grande diâmetro e largura e as peças de clichês são pequenas, seria um grande desperdício fazer desta forma e impraticável em questões de custos", disse-me um cliente em uma de minhas consultorias.

Nestes casos específicos é sim possível colar o dupla face no clichê ou ainda "marcar" no cilindro as áreas que receberão o dupla face e aplicar dupla face somente nestes pontos.

Cilindro totalmente revestido de dupla face, 
com clichês colados
Se optar por colar o dupla face no clichê deve lembrar das diferenças de "pega" da cola e que o lado que esta exposto do adesivo é para ser colado no cilindro e não no clichê. Neste caso, deverá "virar" o lado do dupla face para que a face exposta seja a que fique em contato com o clichê e a interna (protegida pelo liner) seja a que entrará em contato com o cilindro.

Desta forma, você mantém a força do adesivo e evita o levantamento das bordas.

Sempre é bom lembrar que uma vez que fez a colagem é necessário (e muito mais justificável se você optar por colar o dupla face no clichê), blindar as laterais com fita adesiva. Esta aplicação de fita impede o levantamento das bordas e a entrada de tinta ou solvente. A entrada de solventes e tintas em contato com o adesivo do dupla face afetaria o poder de fixação, ocasionando problemas de levantamento de bordas ainda mais sérios.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calculando a engrenagem Helicoidal

Dimensionando anilox GTT

Como eu calculo a quantidade de material plástico em kg?