Sistema de secagem entre cores e final - parte 1.

 


A tinta na flexografia é líquida e por líquido entendemos algo molhado que é úmido e dever "secar".

No contexto de secagem, imaginamos a primeiro momento a evaporação da parte líquida, restando somente a parte sólida e no caso da tinta, esta parte sólida fixada sobre o substrato.

Rebobinar uma impressão, seja rótulo ou embalagem, com a tinta ainda úmida vai blocar o impresso, criar o decalque e reter odor do solvente na embalagem o que levaria a inutilização da mesma, principalmente se o destino desta for alimentos.

Para que a tinta possa "secar" (o correto é cura e não secagem) na mesma velocidade que produzimos temos que ter em mente que a tinta deve estar equilibrada, tanto na sua viscosidade quanto na sua diluição com solventes, aditivos e outros compostos que promovam a cura.

Mesmo assim, uma tinta devidamente equilibrada e na viscosidade correta não é capaz de fazer com que a tinta "seque" até o rebobinamento e é ai que entra o sistema de secagem entre cores e secagem final.

O sistema de secagem entre cores tem por objetivo promover a aceleração de secagem de uma determinada cor impressa para que a próxima cor encontre esta superfície e não contamine a cor que vai sobrepor a ela.

Se a tinta, não estiver previamente curada no momento da impressão e sobreposição da próxima cor, haveria uma contaminação da tinta posterior e com isso ao longo da produção a tonalidade dela iria mudar, alterando assim também a qualidade e cores do impresso final.

Esta secagem deve ser eficiente, não só na evaporação das tintas mas também deve haver o sistema de exaustão dos solventes evaporados (dispersos no ambiente por conta da aceleração da secagem), solventes estes que podem ser voláteis e causar não só problemas de odores na sala de impressão, mas também de explosão (são raros os casos, mas já presenciei).

A secagem final por outro lado, tem o objetivo de retirar totalmente o solvente residual de todas as cores impressas sobre o substrato e assim finalizar a secagem para que seja rebobinado com todas as cores totalmente curadas, sem solventes residuais e sem odor algum.

Nesta primeira parte estou comentando o objetivo da secagem entre cores e final, na segunda parte vou falar mais sobre os tipos de secagem, suas configurações e como elas funcionam na teoria em cada um dos modelos de equipamentos e sistemas como: modular, stack e tambor central.

Mas, resumidamente existem 3 tipos, Sopro de ar, irradiação e radiação. Estas métodos de secagem podem ser usadas de forma isolada ou em conjunto em impressoras flexograficas. As mais conhecidas são:

  • secagem por irradiação de infravermelho (IR) - calor
  • secagem por ventilação forçada de ar quente - calor
  • secagem por ventilação forçada de ar frio - frio 
  • secagem por radiação Ultravioleta - UV
  • secagem por radiação Eletro Beam - e-beam
Todas estas formas de secagem serão melhor descritas e explicadas na parte 02 desta matéria.



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